Juíza do AM pede afastamento de PMs envolvidos no ‘Caso Wallace’

You are currently viewing Juíza do AM pede afastamento de PMs envolvidos no ‘Caso Wallace’

 

Rosália Guimarães Sarmento,  juíza da 2ª Vara Especializada em Crimes de Uso e Tráfico de Entorpecentes (Vecute), assinou, nesta terça-feira (14), o mandado de afastamento cautelar de três policiais militares, suspeitos de integrarem uma organização criminosa envolvendo o ex-deputado federal Carlos Souza e o ex-deputado estadual Fausto Souza. O Comando Geral da Polícia Militar tem o prazo de cinco dias para cumprir a decisão.

Os “irmãos Coragem”, como eram conhecidos popularmente, foram condenados a 15 anos de prisão, cada um, na última terça-feira (7), acusados pelo envolvimento em uma organização criminosa que ‘orquestrava’ cenas de crimes, em Manaus, sendo exibidas como reportagens exclusivas em seu programa de televisão, o extinto ‘Canal Livre’.

O mandado de afastamento imediato cita os policiais militares identificados como Eliseu de Souza Gomes, Luiz Maia de Oliveira e Allan Rego da Mata, condenados pelo crime de associação criminosa para o tráfico de drogas. O Comando Geral da Polícia Militar tem o prazo de cinco dias para comunicar, via ofício, o cumprimento da decisão.

Os acusados encontram-se em liberdade e podem recorrer da decisão, junto ao Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). De acordo com a juíza Rosália, a decisão do afastamento imediato só deve ser revertida caso a Justiça conceda uma liminar autorizando a permanência no cargo.

Além do afastamento cautelar dos militares, há, ainda, o julgamento da sentença penal condenatória que determina a perda definitiva do cargo público dos policiais envolvidos na organização criminosa. Conforme a juíza, a decisão dependerá dos desembargadores do TJAM.

Com informações da assessoria

 

Deixe uma resposta