Crédito para agronegócio é disponibilizado pela Afeam

You are currently viewing Crédito para agronegócio é disponibilizado pela Afeam

O Governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), facilita a tomada de recursos para produtores rurais que desejam iniciar, ampliar ou modernizar atividades produtivas com o programa de crédito Afeam Agro.

Esta linha atende pequenos produtores rurais (pessoa física e jurídica) que se insiram nas cadeias produtivas da agricultura e pecuária, priorizando as culturas de relevância para o Estado, com recursos para aplicação no incentivo à agroindústria, para implantação de estrutura e infraestrutura básica e/ou para melhoria das condições já existentes.

Segundo o diretor presidente da Afeam, Marcos Vinicius Castro, a injeção de recursos no setor, seja ela para o pequeno, médio ou grande produtor, garante o valor dos custos de produção e comercialização, estimula o desenvolvimento e moderniza toda a economia rural com ganhos substanciais de produtividade.

Os produtores de laranja, Jairo Motta Xavier, e a mãe, Avanyr Mota Xavier, trabalham com agricultura familiar em Manacapuru e são os mais novos clientes da Afeam. Atualmente, com capacidade de produção de aproximadamente 750 mil frutas por ano, por meio da Afeam Agro eles tiveram acesso a financiamento para a compra de um trator, além de implementos agrícolas.

Avanyr explica que atende o mercado de Manacapuru e de Manaus, mas agora espera que a produção de laranjas aumente 50%. “Vamos conseguir ganhar tempo e fazer as coisas muito mais rápido com redução do custo operacional. Antes, gastávamos 10 dias com o funcionário capinando a área do pomar; hoje, ele vai fazer em apenas um dia”, comemorou.

O agricultor Jairo se lembra das dificuldades e de como a linha de financiamento Afeam Agro possibilitou à família novos rumos. “Com a Afeam tivemos nosso primeiro financiamento. Já tínhamos tentado em bancos convencionais, mas o excesso de burocracia sempre nos impediu. Por várias vezes pensamos em desistir, pois tudo que fazíamos era com recursos próprios. Esperamos que esta seja a primeira porta que se abriu para que outras demandas venham”, afirmou.

Ao lembrar o compromisso de retorno do recurso para a Afeam, Jairo já sabe dos próximos passos que os negócios da família deverão tomar. “Nosso próximo passo é comprar mais implementos, adquirir arado, distribuidor de calcário e adubo. Com isso vamos fomentar a produção por meio de máquinas, além de garantir melhores condições de trabalho aqui no sítio”, afirmou.

Afeam Agro – No programa de crédito, a taxa de juros varia de 4% a 8% ao ano, para pessoa física e jurídica, com bônus de 25% de adimplência sobre os juros das parcelas do período de carência e de amortização, concedidos. O limite de financiamento na linha para pessoa física é de até R$ 150 mil, e pode chegar a até R$ 1 milhão para pessoa jurídica, associações, cooperativas e agroindústrias.

A Afeam ressalta que todos os limites aprovados serão condicionados a análise de crédito, e não serão admitidas restrições cadastrais financeiras. Para ter acesso ao programa, é necessário procurar a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) ou um dos sete Postos de Atendimento da Afeam nos municípios.

Mais informações podem ser obtidas no site da Afeam (www.afeam.am.gov.br) ou por meio do app da Agência, disponível para download gratuito na loja Google Play.

Deixe uma resposta