Importância da Zona Franca de Manaus é discutida em audiência pública

You are currently viewing Importância da Zona Franca de Manaus é discutida em audiência pública

 

O superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes, participou, na quarta-feira (15), de audiência pública promovida pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia na Câmara dos Deputados, em Brasília, que teve o objetivo de debater o estudo “A importância da Zona Franca de Manaus para o Crescimento do País”, elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A audiência contou com duas mesas de exposições. No início, o professor Marcio Holland informou que o estudo, elaborado em cerca de oito meses, atestou que, desde a constituição do modelo ZFM, houve a convergência de renda e a evolução da renda per capita da cidade de Manaus em relação a outras regiões brasileiras, bem como que a industrialização – atividade que hoje emprega cerca de 500 mil trabalhadores diretos e indiretos – permitiu o crescimento urbano, o incentivo à educação e a expansão da atividade econômica e dos serviços de transporte, financeiros e de telecomunicações.

“Não há nenhuma dúvida de que o programa da Zona Franca de Manaus gerou uma atividade produtiva, industrial, diversificada, sofisticada e com emprego relevante”, afirmou o pesquisador.

Ele também salientou que o estudo apontou uma imensa concentração industrial nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, citando como exemplo que, das quase 200 mil unidades industriais brasileiras com cinco ou mais trabalhadores, apenas 1.153 (0,56%) estão localizadas na Amazônia.

Holland chamou atenção também para o fato de que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manaus está acima de várias outras regiões, encontrando-se equiparado, inclusive, ao da cidade de São Paulo.

“A escolaridade média do trabalhador da indústria do Amazonas é de 10 anos, praticamente igual à de São Paulo, de 10,2 anos, que é nossa referência industrial nos Estados brasileiros. Isso mostra mais uma vez que, quando vem a indústria, vem desenvolvimento regional, vem a atividade do emprego, vem o estímulo à escolaridade, à educação, IDEB melhor, renda per capita melhor. É isso que está acontecendo na região”, reforçou Holland.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta