Seap e Cetam promovem cursos de beleza na Unidade Prisional Semiaberto Feminino

You are currently viewing Seap e Cetam promovem cursos de beleza na Unidade Prisional Semiaberto Feminino

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), realizaram, na manhã desta terça-feira (21/05), a aula inaugural dos cursos de “Design de Sobrancelhas” e “Maquiagem” para as internas da Unidade Prisional Semiaberto Feminino (UPFSM), localizada no bairro da Cachoeirinha, zona sul da cidade.

Trinta apenadas dos regimes aberto e semiaberto se inscreveram, sendo 15 em cada curso. As aulas voltadas para a beleza feminina acontecerão todos os dias, durante um mês, com quatro horas cada uma.

O secretário-executivo adjunto, tenente-coronel André Luiz Gioia, participou da abertura dos trabalhos e ressaltou a importância de aprender uma profissão. “Abracem essa oportunidade e façam a diferença para quando saírem todas possam ter a chance de ingressar na sociedade e ter um emprego”, disse.

A coordenadora técnico pedagógica DAC/Cetam, Leonir Reinert, falou da parceria entre Seap e Cetam no sentido de oferecer qualificação profissional às apenadas por conta da exigência do mercado de trabalho. Segundo a diretora da unidade, Suely Borges, os cursos representam um momento de mudança na vida das participantes. “Sejam as melhores profissionais na área de atuação que escolherem. A sua dedicação é a sua ferramenta”, ressaltou Suely.

Durante o curso, as participantes aprenderão diferentes técnicas, que vão desde limpar o rosto, conhecer os tipos de sobrancelha, a fisiologia do ser humano e biossegurança. “Vamos abordar os cuidados com o manuseio e esterilização de equipamentos, higiene pessoal para evitar infecções em si e em outros”, explicou a instrutora do Cetam, Maria do Socorro.

No curso de maquiagem, serão ensinados os tipos de pele, colorimetria, identificação de produtos e as produções de make up indicadas para o dia e a noite, do básico ao social. A interna Fabiana* (nome fictício) disse que tem afinidade e gosta de maquiagem. Para ela, a participação no curso é uma chance de ganhar dinheiro com a nova profissão. “Eu vejo que o mercado voltado para a estética e a beleza é bem procurado. Com o curso, posso me qualificar e trabalhar em um salão ou até mesmo trabalhar por conta própria”, avalia Fabiana.

Além do ensino profissional, a autoestima é um ponto muito importante para Luiza *(nome fictício). “Me sinto bonita e muito confiante e posso fazer outra mulher ser especial e emponderada com a futura profissão”, conclui Luiza.

Geração de renda – O curso, promovido pelo Departamento de Reintegração Social (Deresc) da Seap, éfocado em habilidades que possam promover a autonomia e a geração de renda. Por meio da qualificação, as internas têm a chance de evitar o retorno ao sistema prisional. O objetivo é apresentar opções para elas terem sucesso e respeito produzindo produtos e serviços pelos seus esforços.

Provisório – Nove internas do Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF), localizado no km 8 da BR-174, também estão participando do “Curso de Maquiagem”. As aulas fazem parte do projeto “Lisbela”, oferecido pela empresa cogestora Umanizzare Gestão Prisional. O curso acontece dentro da unidade e possui uma carga horária de 60 horas.

Deixe uma resposta