Ações preventivas para a redução de indicadores de violência são realizadas pela CPA Centro-Oeste

You are currently viewing Ações preventivas para a redução de indicadores de violência são realizadas pela CPA Centro-Oeste

Com cinco bairros em sua área de atuação, o Comando de Policiamento de Área (CPA) Centro-Oeste tem reforçado as ações preventivas, que já refletem na redução de indicadores de criminalidade. Exemplo do resultado positivo é a redução em 60% nos roubos a ônibus do transporte coletivo.

De acordo com o comandante do CPA, tenente-coronel Valadares de Souza, as ações têm seguido as novas diretrizes de policiamento determinadas pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, e pelo secretário de Segurança Pública, coronel Louismar Bonates.

“Uma das nossas frentes de atuação está inserida debaixo da Operação Águia, com reforço nas abordagens em becos, pontes e vielas. A ideia é realmente incomodar os criminosos e trabalhar em cima das manchas criminais”, explicou Valadares.

Conforme o comandante, os policiais têm metas a cumprir, inclusive com abordagens a ônibus do transporte coletivo. “Trabalhamos o fator surpresa no âmbito da Operação Catraca”, destaca o tenente-coronel.

Conforme informações do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), o número de ocorrências na zona centro-oeste caiu 60% no primeiro trimestre. Em 2018, foram 20 ocorrências de janeiro a março. Neste ano, caiu pra oito.

Proximidade da população – No CPA Leste, os militares das Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) têm se aproximado da população por meio de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos moradores e policiais, com rondas escolares e comerciais.

“Em dias de pagamento, por exemplo, nós nos posicionamos de maneira estratégica, a fim de coibir crimes como saidinha de banco”, explicou Valadares.

Mensalmente, líderes comunitários e representantes das Polícias Civil e Militar se reúnem para tratar de problemas pontuais relativos à segurança pública nos bairros abrangidos pelo CPA Centro-Oeste. “Nessas reuniões, há diretores de escolas, líderes comunitários, proprietários de lojas, entre outros representantes da comunidade”, explica o comandante.

Fazem parte da área de abrangência do CPA os bairros Alvorada, Dom Pedro, Nova Esperança, Planalto e Redenção.

Para entrar em contato direto com as Cicoms da área Centro-Oeste, a população pode ligar para os telefones dos supervisores de área, 24 horas por dia. A 10ª Cicom fica na avenida Desembargador João Machado, 9.026, bairro Alvorada II, e o contato é o 98842-1589. Já o da 17ª Cicom fica na avenida Acopiara, bairro Redenção, e atende pelo telefone 98842-1708.

Deixe uma resposta