Em duas semanas, deslocamento em estrutura da Vale aumenta 500%

You are currently viewing Em duas semanas, deslocamento em estrutura da Vale aumenta 500%
Foto ilestrativa

Boletim da mineradora, apresentado nesta segunda-feira (27), indica que movimentação do talude em Barão de Cocais (MG) já chega a 21 cm por dia

A movimentação no talude da mina Gongo Soco, da Vale, em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte, não para de aumentar. Nos últimos quinze dias – período em que a falha na estrutura se tornou conhecida – o deslocamento registrado teve crescimento de cerca 500%, saltando de 4 para 21 centímetros ao dia.

Segundo um relatório de monitoramento da mineradora divulgado na manhã desta segunda-feira (27), a movimentação de 21 centímetros foi percebida nas áreas mais críticas da estrutura. Os dados também mostram que na porção inferior da área, a velocidade de deformação diária é de 17,8 centímetros.

Um documento enviado pela Vale ao MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), no dia 15 de maio, garante que o talude vai cair. A situação deixa os moradores de Barão de Cocais em alerta, uma vez que, segundo a mineradora, não é possível prever se a vibração provocada pelo deslocamento vai abalar a barragem Sul Superior, que fica a 1,5 km de distância.

A previsão da empresa era de que o talude norte desmoronasse até este sábado (25). Contudo, os cálculos não se concretizaram e a população aguarda um desfecho para a história.

Fonte: R7.

 

Deixe uma resposta