‘Vocês em breve descobrirão’, diz Trump ao ser perguntado se EUA atacarão Irã

You are currently viewing ‘Vocês em breve descobrirão’, diz Trump ao ser perguntado se EUA atacarão Irã

Indagado se os Estados Unidos irão atacar o Irã em retaliação à derrubada pelos iranianos de um drone norte-americano, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse a repórteres: “Vocês em breve descobrirão”.

Trump falou rapidamente à imprensa antes de receber o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. Segundo o presidente dos EUA, o drone estava sobre águas internacionais, não sobre território iraniano.

Mais cedo, o Irã anunciou ter derrubado um avião não-tripulado dos Estados Unidos perto do Estreito de Ormuz, que é uma passagem importante na rota de petroleiros que saem do Oriente Médio e foi o local onde navios foram atacados no último mês. O drone não era de ataque, mas, sim, de vigilância.

Em uma rede social, Trump afirmou que o Irã “cometeu um grande erro”.

O canal de TV “ABC News” confirmou o incidente com um funcionário norte-americano. De acordo com a emissora, trata-se de um MQ-4C Triton, que foi atingindo por um míssil.

EUA e Irã discutem sobre localização do drone na hora do abate

Ele entrou no espaço aéreo iraniano de madrugada e sobrevoava uma região no sul do país, disse a Guarda Revolucionária, o corpo de elite do exército do Irã que derrubou o drone.

A aeronave não-tripulada violou o espaço aéreo do Irã, de acordo com os Guardiões da Revolução. A Guarda é apontada pelos EUA como um grupo terrorista.

O exército americano contestou os iranianos. “As informações iranianas segundo as quais o aparelho sobrevoava o Irã são falsas”, assinalou o Pentágono (apelido do prédio onde o comando do exército dos EUA é sediado).

“Trata-se de um ataque injustificado a um aparelho de vigilância americano no espaço aéreo internacional”, disse Bill Urban, porta-voz da marinha.

Cerca de um quinto do petróleo mundial precisa passar pelo Estreito de Ormuz.

A derrubada do drone é mais um incidente da escalada de tensão entre o Irã e os EUA.

Dois petroleiros foram atacados há uma semana na região. Os EUA acusaram o Irã de estar por trás dos incidentes. O exército americano tornou público um vídeo que, segundo eles, mostra iranianos tirando explosivos não detonados do casco de um navio – o que seria uma forma de impedir a identificação dos autores do ataque.

Washington decidiu enviar mais tropas e fortalecer sua instalação militar de navios e mísseis no Golfo Pérsico.

Fonte: G1

Deixe uma resposta