’06/12/2019’

Garantido e Caprichoso recebem certificado do Iphan

Garantido e Caprichoso recebem certificado do Iphan
Foto: Reprodução/Internet

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entregará no Bumbódromo, durante a abertura do 54º Festival Folclórico de Parintins, às 19h, o certificado de Patrimônio Cultural do Brasil. O reconhecimento foi realizado pelo Instituto em 2018, sendo importante conquista dos grupos, mestres, atores que fazem parte dos bois-bumbás do Médio Amazonas e Parintins.

O Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins foi inscrito pelo Iphan no livro das Celebrações, em novembro de 2018.

O certificado será entregue pelo Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI-Iphan), Hermano Queiroz. A cerimônia contará com a presença da superintendente do Iphan no Estado do Amazonas, Karla Bitar; governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; vice-governador, Carlos Alberto Souza; além do secretário de cultura do Estado, Marcos Apolo Muniz e o Prefeito de Parintins, Frank Garcia.

Segundo o diretor, esse reconhecimento público durante a festividade é importante para valorizar mais o trabalho de todos que constroem a manifestação. “Há um intenso envolvimento da comunidade na preparação do Boi-Bumbá, sendo necessários inúmeros saberes de tradição popular que, juntos, resultam no Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins”, explicou Hermano Queiroz.

Durante as pesquisas realizadas sobre o bem cultural, são levantados pontos importantes para a manutenção da prática que carece de ações de apoio e fomento.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, ressalta que o título de Patrimônio Cultural do Brasil valoriza a tradição do Boi Bumbá no Estado e eleva a importância do Festival Folclórico de Parintins, que é considerado uma das maiores manifestações folclóricas do Brasil.

“É um reconhecimento de uma tradição cultural,fruto da criatividade do povo parintinense, que envolve artistas e brincantes. Para o Governo do Estado é um diferencial que impulsionará o turismo e trará desenvolvimento econômico”.

Com informações da assessoria

Deixe uma resposta