’20/01/2020’

Congresso dos EUA aprova orçamento para conter crise na fronteira com o México

Congresso dos EUA aprova orçamento para conter crise na fronteira com o México

O Congresso dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (27) um orçamento de US$ 4,6 bilhões para conter a crise migratória na fronteira com o México. A aprovação representa uma vitória para o governo do presidente Donald Trump, que comemorou a medida.

“Um grande trabalho de todos! Precisamos agora trabalhar para nos livrar das lacunas legais e consertar o sistema de pedidos de asilo”, escreveu Trump, no Twitter.

O dinheiro de emergência dará uma injeção financeira para as instalações ao longo da fronteira entre os Estados Unidos e o México, em meio a uma crise crescente pelas condições de alojamento dos menores, algumas vezes sem sabonetes, pasta de dentes ou chuveiros, com pouca supervisão de adultos e comida insuficiente.

A medida, que ainda precisa de assinatura do presidente, financiará agências como o Departamento de Segurança Interna e o Departamento de Saúde, afetado pelo fluxo de migrantes que chegam à fronteira sul, a maioria da América Central.

Trump também agradeceu ao México – país o qual o presidente ameaçou aplicar tarifas caso não aprovasse medidas contra o fluxo migratório rumo aos EUA. “Fizeram uma enorme diferença”, disse o presidente. O país vizinho deslocou cerca de 6 mil militares à fronteira com a Guatemala, de onde sai parte das caravanas de migrantes.

O anúncio da aprovação veio em meio à divulgação de uma imagem que mostra pai e filha mortos ao tentarem cruzar o rio Grande, que separa os EUA do México. Na quarta-feira, Trump disse que “odiou” ver a fotografia e culpou os opositores pela falta de aprovação de novas leis migratórias.

Fonte: G1

Deixe uma resposta