’13/12/2019’

Filme ‘Apenas Bons Amigos’ comemora 30 anos com exibição no Cine Teatro Guarany, neste sábado

Filme ‘Apenas Bons Amigos’ comemora 30 anos com exibição no Cine Teatro Guarany, neste sábado

Elenco conta com Wagner Melo, Ednelza Sahdo e Zezinho Correa

Em 1989, “Apenas Bons Amigos” era lançado em Manaus, e, neste sábado (06/07), às 18h, o filme comemora 30 anos com uma exibição especial no Cine Teatro Guarany, às 18h, com entrada gratuita, por meio da Mostra de Cineastas Amazonenses. O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC). A classificação do filme é para 16 anos.

Com direção de Lucius Gonçalves, o elenco conta com Wagner Melo, Ednelza Sahdo, Zezinho Correa, Macedo Filho, com participação de Fábio Marques, Hélio Marques e Moacir Andrade.

“O filme trata de uma temática LGBTQI, que à época era considerada de vanguarda no cinema. Conta a história de um artista plástico de talento e pobre que vivia um romance com um jovem. Após conseguir exibir suas obras em Nova Iorque, ele volta para Manaus e descobre que foi traído pelo companheiro. As consequências do triângulo amoroso terminam em um crime. O filme também trata de várias questões envolvendo o cenário artístico”, resume o diretor do longa.

Segundo Gonçalves, o filme foi exibido em Manaus na época, porém, ainda necessitava de ajustes na edição. Após ser reformulado, a equipe de produção levou o filme para ser exibido no festival “Fest Rio”, em 89.

“Conseguimos espaço na categoria de produtores e diretores independentes, apesar de todas as dificuldades de logística e produção. É interessante esta exibição atual para mostrarmos como era o cinema na época, pois hoje, com a tecnologia, se faz cinema com o celular. Já naquela época, havia uma série de dificuldades”, destaca Gonçalves.

Wagner Melo, que interpretou o artista plástico Ricardo Rosa no longa, destaca que o filme registra um momento histórico de Manaus. “Além de ser um filme tão ousado para a época, o filme mostra uma Manaus que não existe mais, boa parte do filme se passa em uma das palafitas do centro, mostra o Teatro Amazonas em obras, e muito mais”, diz.

“A narrativa do filme é baseada na história do Roberto Cravo, um artista plástico amazonense que foi marginalizado, então o filme faz essa crítica das classes sociais que ascendem e aquelas que são marginalizadas”, complementa.

Serviço: Exibição do filme “Apenas Bons Amigos”
Data/ Hora: Sábado, 6 de julho, 18h
Local: Cine Teatro Guarany (Vila Ninita – anexo ao Palácio Rio Negro, av. Sete de Setembro, 1546, Centro)
Entrada: Gratuita

Deixe uma resposta