Natação do Amazonas ganha primeiro lugar geral no Torneio Interfederativo Norte-Nordeste

You are currently viewing Natação do Amazonas ganha primeiro lugar geral no Torneio Interfederativo Norte-Nordeste

Com mais de 100 medalhas conquistadas, a delegação de natação do Amazonas brilhou no Torneio Interfederativo Norte-Nordeste de Natação Infantil a Sênior e faturou o primeiro lugar geral da competição. O evento foi realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), na cidade de Belém (PA), na sexta-feira (5) e sábado (6). Pelo desempenho, a equipe ainda levou o Troféu Milton Medeiros, dado à delegação que obtém maior pontuação no Torneio.

“O Amazonas deu um show de participação nessa competição e mostrou que é um polo importante da natação. O Governo Wilson Lima, por meio da Sejel, está empenhado em fortalecer e ampliar a modalidade no estado, que em breve poderá contar com a piscina olímpica para a prática de treinamentos e atividades. Parabéns a todos os atletas amazonenses e ao professor Botinho, pelos resultados”, comentou Caio André de Oliveira, secretário de Estado de Juventude, Esportes, Lazer (Sejel).

Na pontuação geral, o Amazonas conquistou 2.885,50 pontos, o que lhe garantiu, pela segunda vez no Torneio Interfederativo, o mais alto lugar do pódio na classificação geral. O segundo lugar ficou com o Pará, seguido do estado de Pernambuco, que assumiu a terceira colocação.

“Ganhamos o Troféu Milton Medeiros em 2014, aqui em Manaus, e agora repetimos o feito na edição em Belém. Com certeza essa foi a nossa melhor participação em eventos fora da cidade, e isso é motivo de orgulho para todos nós”, avaliou o presidente da Federação Amazonense de Desportos Aquáticos (Fada), Victor Hugo Façanha, o “Botinho”.

Com 42 atletas, dois técnicos e o presidente da Fada, a delegação do Amazonas chegou completa, pela primeira vez, para competir em todas as modalidades. “Pela primeira vez conseguimos levar representantes para competirem em todas as categorias, e isso é um grande avanço para a modalidade. Os resultados foram gratificantes, e os clubes de natação do Amazonas mostraram muita força e qualidade técnica. Só temos a agradecer a todos que colaboraram com a ida de todos, entre eles o Governo do Amazonas, por meio da Sejel, que disponibilizou parte das passagens”, ressaltou “Botinho”.

Destaque – Um dos destaques do torneio foi a nadadora Elysa Maia, do La Salle, que competiu na categoria Júnior e levou para casa oito medalhas. Com apenas 17 anos, a atleta levou seis medalhas de ouro, nas provas de 100 metros costas, 200 metros costas, 50 metros costas e nas provas de revezamentos 4×50 metros livre feminino, 4×50 metros medley misto e 4×50 metros medley feminino; e duas medalhas de prata, nas provas de 100 metros borboletas e 200 metros medley.

“Gratidão e dever cumprido foram os sentimentos que tive com o resultado, principalmente por ser minha sexta participação integrando a seleção amazonense. Acredito que contribuí com a delegação e estou satisfeita com o meu desempenho. Todos os atletas se esforçaram bastante, e essa conquista é de todos nós, é do Amazonas”, finalizou a nadadora.

Deixe uma resposta