Chile em alerta após veículo com material radioativo sumir

You are currently viewing Chile em alerta após veículo com material radioativo sumir

Caminhão roubado na capital chilena, Santiago, carregava equipamento radiográfico industrial contendo irídio-192, substância altamente tóxica

O que parecia um caso simples de roubo de carro em Santiago, capital do Chile, nesta sexta-feira se tornou mais grave quando as autoridades descobriram que o veículo carregava uma substância radioativa perigosa.

A agência nuclear chilena, CCHEN, disse que o caminhão roubado transportava uma peça de equipamento radiográfico industrial chamada SENTINEL 880, “que contém a substância radioativa irídio-192”.

Irídio-192

O irídio-192 é um isótopo radioativo do elemento químico irídio, segundo o Centro Nacional de Informação de Biotecnologia dos Estados Unidos.

Doses altas de irídio-192 são usadas para tratar tumores. A substância também é usada em sistemas clínicos de raio-X.

“Não toquem, manipulem ou tentem utilizar o dispositivo, já que ele pode causar sérios efeitos de saúde”, disse o CCHEN em um comunicado.

A agência publicou uma foto do equipamento em sua conta de Twitter e recomendou que qualquer pessoa que aviste a peça ou o veículo roubado ligue imediatamente para a polícia ou o corpo de bombeiros local.

Fonte: Thomson Reuters.

Deixe uma resposta