Energia elétrica está restabelecida em Caracas, diz governo da Venezuela

You are currently viewing Energia elétrica está restabelecida em Caracas, diz governo da Venezuela

Outras partes do país tiveram restabelecimento parcial nas primeiras horas desta terça-feira (23).

A energia elétrica voltou a ser estabelecida em Caracas, capital da Venezuela, informou o governo venezuelano no início desta terça-feira (23). Em outros 4 estados do país – Mérida, Trujillo, Barinas e Aragua – a luz voltou de forma parcial, segundo o governo.

O país enfrenta um apagão nacional desde segunda-feira (22). De acordo com a agência Reuters, ao menos 14 estados ficaram sem luz elétrica. O jornal venezuelano “El Nacional”, entretanto, afirmou que todos os 23 estados do país foram atingidos, além da própria Caracas.

Segundo a corporação de energia elétrica do país, até as 22h de segunda-feira, a luz já tinha voltado, parcialmente, nos estados de Nueva Esparta, Bolívar, Táchira, Lara e Anzoátegui.

O ministro para Comunicação e Informação do país, Jorge Rodríguez, suspendeu as “atividades laborais e educativas regulares” e pediu às pessoas que ficassem em casa para “ajudar no processo de reconexão que está sendo realizado no serviço elétrico nacional”.

‘Ataque eletromagnético’

Rodríguez também afirmou, na segunda-feira (22), que que “um ataque eletromagnético” à hidrelétrica de Guayana causou a queda de energia no país. Ele não disse, porém, quem seria o autor do ataque – nem deu detalhes sobre a suposta ação.

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, mencionou um “ataque criminoso” ao se referir ao blecaute. “Ante o novo ataque criminoso contra a tranquilidade e a paz do país, o Governo Bolivariano e a Guarda Nacional Bolivariana são mobilizados para atender às necessidades do povo”, disse.

O autoproclamado presidente interino e líder da oposição Juán Guaidó também se manifestou, no Twitter, sobre o blecaute: “quinto apagão nacional do ano, 22h: cinco horas sem luz em toda a Venezuela, produto da corrupção e da incapacidade do regime”, disse.

Segundo o jornal local “El Nacional”, a energia caiu às 16h40. Com o blecaute, estações de metrô ficaram fechadas e semáforos não funcionaram, o que causou grandes engarrafamentos no trânsito de Caracas. O comércio também fechou cedo, porque não era possível usar máquinas de cartão de crédito e débito.

Histórico de apagões

Energia elétrica está restabelecida em Caracas, diz governo da Venezuela 3

Os blecautes são comuns na Venezuela, especialmente no oeste do país. O governo chavista geralmente acusa opositores de sabotagem, enquanto a oposição e especialistas do setor responsabilizam o regime de Nicolás Maduro pela falta de investimento em infraestrutura e corrupção em meio a uma grave crise econômica.

Em março, a Venezuela sofreu uma série de apagões, considerados os piores em décadas, quando os 23 estados e Caracas ficaram sem energia. Milhões de pessoas ficaram sem água corrente ou acesso a serviços de telecomunicações.

Desde aquele mês, diz o “El Nacional”, os estados de Zulia, Táchira e Falcón tiveram falhas de serviço recorrentes.

Também em março, Maduro demitiu o então ministro de energia elétrica, Luis Motta Domínguez. Em abril, o substituiu por Igor Gavidia, que teve vida curta no cargo: em junho, nomeou um novo chefe para a pasta – Freddy Brito, que hoje ocupa o cargo.

Fonte: G1

Deixe uma resposta