Quarta Revolução Industrial e suas tecnologias viram foco de empresas de Gestão de RH em Manaus

You are currently viewing Quarta Revolução Industrial e suas tecnologias viram foco de empresas de Gestão de RH em Manaus

O mercado global mudou e as empresas estão se adaptando cada vez mais às tecnologias emergentes da Indústria 4.0 – conhecida como a Quarta Revolução Industrial. Uma mostra disso é o Workshop: “Quarta Revolução Industrial e suas Tecnologias” que a escola Manaós Tech aplicou para funcionárias da Singulari Consultoria Empresarial, empresa especializada em gestão de Recursos Humanos em Manaus (AM).

O curso que contou com carga total de 16h, abordou os seguintes temas: Introdução à Quarta Revolução Industrial (4th IR), Gamificação, Bussiness Inteligence (BI), Internet das Coisas (IoT), App Inventor e Inteligência Artificial (IA) com uso de Python. A ideia é fazer com que as consultoras de RH tenham acesso às novas tendências do mercado mundial e possam aprimorar seu campo de conhecimento, atualizando, consequentemente, suas empresas clientes.

“A mudança de era no mercado global vem causando transformações cada vez mais impactantes para muitas áreas consideradas peças chaves para as corporações. Estamos vivendo uma nova revolução e quem não se atualizar, certamente, ficará para traz de uma forma irrecuperável, visto que o crescimento cada vez mais se dá por meio exponencial. Por isso, o curso tem como meta levar conhecimento sobre essas novas tendências mundiais para essas profissionais que são especializadas em treinar outros vários profissionais”, esclarece Glauco Aguiar, CEO da Manaós Tech.

Mercado global

O Workshop voltado para as tecnologias emergentes tem como propósito acompanhar o que está acontecendo no mercado global, além de apresentar possibilidades de otimização nos recrutamentos dentro das empresas.

“Somos uma empresa que tem como produto principal, vender conhecimento. Por isso, estamos muito antenados com o que está acontecendo no mercado em nível global, sempre participando de eventos nacionais e internacionais para entender a dinâmica de mercado de trabalho. Entendemos que as coisas estão acontecendo de maneira muito rápida. Os mercados estão sendo disruptados (desconstruindo padrões ou modelos estabelecidos) sem que percebam. Então, a nossa intenção é realmente entender que a tecnologia e as inovações possam ser realmente usadas no nosso dia a dia, para que possamos nos manter atualizadas nessa realidade muito dinâmica”, enfatiza a diretora executiva da Singulari Consultoria Empresarial, Luciana Nogueira Minev.

Como exemplo de visão, a especialista comentou que a empresa já utiliza dispositivos como Realidade Virtual (VR) com o uso de óculos 3D para fazer dinâmicas e que tem tentado mesclar algumas tecnologias com as atividades já desenvolvidas pela empresa.

“Esse curso nos ajudou com novos insights e já estamos verificando qual o tipo de plataforma podemos usar para otimizar os nossos processos de seleção. Também estamos automatizando alguns testes e já avaliamos alguns fornecedores de banco de dados para usarmos Inteligência Artificial (AI) nesse sentido e tomar as decisões mais assertivas. Pelo o fato de vendermos conhecimento é fundamental estarmos nos atualizando o tempo todo em relação ao que está acontecendo no mundo”, destaca Luciana Nogueira.

APP para monitorar metas

Para a sócia-consultora da empresa de Gestão Empresarial, Rebeca Nogueira, cursos como o que foi aplicado pela Manaós Tech são sempre muito interessantes porque se diferenciam das técnicas utilizadas tradicionalmente pelas empresas de recrutamento.

“Quanto mais a gente exercitar o diferente, mais insight conseguimos ter para a nossa própria área de atuação e, com esse curso, já estamos pensado em alguns processos. Vamos utilizar a gamificação e alguns aplicativos para nosso próprio uso interno e, posteriormente, aplicaremos com os nossos clientes para o acompanhamento de alguns serviços. Isso sem falar que saímos um pouco das planilhas de Excell e de apresentação de Power Point. Assim, conseguiremos tornar nossos processos mais dinâmicos”, destaca a consultora de Gestão de RH.

Tecnologias para crianças e adultos

A escola de robótica Manaós Tech for Kids vem inovando cada vez mais no acesso ao uso de tecnologias que preparam, não apenas na educação de crianças e adolescentes, como também, na capacitação de adultos, oferecendo treinamentos voltados para o público que pretende se preparar para o mercado de trabalho na Quarta Revolução. O objetivo da escola é favorecer mão de obra qualificada para a produção de tecnologias e até mesmo, aumentar a demanda de produção de software e hardware.

“A comunicação entre cliente e desenvolvedor fica mais assertiva quando o cliente passa a conhecer melhor como as soluções são realmente criadas”, conclui Glauco Aguiar.

Deixe uma resposta