Pacientes contam dramas que vivem e viveram no caos da saúde publica

You are currently viewing Pacientes contam dramas que vivem e viveram no caos da saúde publica

O que você verá a seguir, mostra parte da realidade dura e crua de pacientes que esperam por cirurgias ou outros procedimentos médicos nos hospitais do Estado do Amazonas. São relatos impressionantes e lamentáveis de pessoas que estão há anos e há meses esperando numa fila cruel por cirurgias e outros procedimentos médicos, alguns, simples, mas que não são realizados por falta de material básico ou mão-de-obra humana especializada.

“Meu sobrinho está há três anos esperado com ferros na perna por uma cirurgia”. O desabafo é de uma internauta e leitora do portal sobre a série de reportagens intitulada Raio X da Saúde no Amazonas, iniciada na última terça-feira, 30, por este portal. O caos na saúde é real e o desabafo de quem precisa com urgência de cirurgia são de pessoas que estão perdendo a esperança na administração pública.

“Fraturei o punho dia 06/05, queda da própria altura como fui numa segunda feira a noite às 22hrs, fui no dia seguinte ao Hospital Platão Araújo, fiz o raio X, medicação e coloquei a calha para imobilização. O médico que me atendeu mandou marcar a cirurgia. Só que vão fazer 3 meses e nada, nem consulta com ortopedista. Me aconselharam voltar no Platão, mas é dar viagem perdida porque no dia do atendimento, uma senhora foi com essa intenção mas mandaram aguarda”, diz outra leitora após a primeira matéria da série.

Outra leitora conta o drama vivido também no Hospital Platão Araújo, na zona Leste da capital. O que disseram para ela no hospital acabou com todas as esperanças que tinha para recuperar a saúde.

“Eu tive uma crise em setembro do ano passado, 2018. Fiquei internada no Platão, por 3 dias sem comer nada, tomando remédio e soro. No 3º dia, o cirurgião me deu alta e os papéis pra mim ir no Zeno Lanzine, com o cirurgião e este fez todos os exames e marcaram a minha consulta com o cirurgião do hospital Getúlio Vargas. Fui consultada e informada que o hospital iria entrar em contato comigo. Mês passado fui até lá pra saber de alguma resposta e a atendente de marcação de consulta me informou que ainda estavam fazendo cirurgias do pessoal de 2017.”, disse pasma, a paciente inconformada com descaso.

PACIENTE HAVIA OPERADO QUANDO RECADO DO HOSPITAL CHEGOU

Um caso escabroso e até irônico, ocorreu com o paciente que um ano pós realizar a cirurgia, recebeu uma mensagem pela rede social o convocando para o procedimento.

A mensagem dizia assim: ‘boa tarde, aqui é do Hospital Adriano Jorge Estamos mantendo contato pois você está na fila do SUS. Tentamos contato telefônico, mas não obtivemos sucesso. Aguardamos um retorno até 01/011/2019, caso contrário entenderemos sua desistência no aguardo do procedimento”. A mensagem chegou um ano após o paciente ter realizado a cirurgia.

 A reportagem preservou os nomes das pessoas que contaram seus dramas para evitar constrangimentos. Nos próximos dias mais uma parte da Série: Raio X da Saúde no Amazonas.

Fonte: Portal Flagrante

Deixe uma resposta