UGPE avança em nova fase da construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Educandos

You are currently viewing UGPE avança em nova fase da construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Educandos

Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), instalou, nesta terça-feira (6), uma Planta de Tratamento Preliminar móvel (PTP) no terreno onde está sendo construída a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no bairro do Educandos, zona sul de Manaus. A instalação da PTP móvel faz parte da nova fase da construção da ETE Educandos com o objetivo de realizar o tratamento temporário dos resíduos provenientes das residências até a conclusão das obras da ETE.

A ETE Educandos é uma obra do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e está sendo construída no mesmo terreno onde já existia uma Estação de Pré-Condicionamento (EPC) na década de 1970. Após a fase de demolição da antiga EPC, foi necessária a instalação de uma Planta de Tratamento Preliminar (PTP), garantindo a sustentabilidade necessária e condições adequadas para que o rio Negro receba esses resíduos tratados.

O coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, afirma que a ETE Educandos possui tecnologia para realizar o tratamento eficaz do esgoto e que as medidas adotadas servem para garantir a boa execução dos serviços na cidade.

“Essa Planta de Tratamento Preliminar hoje tem autonomia para tratar cerca de 200 litros de esgoto por segundo e, posteriormente, com a conclusão da obra, poderá tratar quatro vezes mais. Essa estrutura da ETE Educandos vai trazer inúmeros benefícios para a vida de nossa população. Estamos executando uma obra que vai colaborar para um bom tratamento de esgoto e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente”, explicou.

Obras de Saneamento Básico – O sistema de esgoto é composto pelas redes de coleta, que são interligadas nas residências, e tem como destino inicial as seis elevatórias de esgoto distribuídas nos principais bairros das zonas sul e oeste. Essas elevatórias são responsáveis pelo envio do efluente até seu destino final, que será a Estação de Tratamento de Esgoto de Educandos (ETE).

A rede de esgotamento que está sendo construída terá um total de 24 quilômetros de rede de esgoto. A execução da obra já ultrapassa os 90%, o que representa a construção de 21 quilômetros da rede.

As seis estações elevatórias de esgoto, sendo três na margem direita e três na margem esquerda do rio Negro, serão responsáveis por receber os resíduos das redes de coleta dos esgotos das residências. Essas elevatórias são compostas por modernas bombas que farão o bombeamento desses efluentes até o destino final, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Deixe uma resposta