Funkeira recebeu críticas após publicar foto de arara-azul, mas ela garante que Ibama autorizou a posse da ave batizada de Yara
Tati Zaqui recebeu uma série de críticas após divulgar imagem da arara Yara.
O animal é da espécie arara-azul e está ameaçado de extinção.
Seguidores denunciaram a funkeira e até marcaram o Ibama nas fotos postadas nas redes sociais. Ela publicou um texto como se fosse a ave falando.
“Galera, eu sou uma arara azul. Gostaria de informar a todos que eu não estou em extinção. Quem estuda e lê sabe que quem está em extinção é a ararinha azul, que não tem nada a ver comigo, porém eu corro risco, tá?! Eu jamais poderia ser solta na natureza pois dependo 100% dos meus amigos humanos porque eu sou muito apegada a eles. Se vocês não sabem, eu não nasci na natureza. Graças à minha mamãe e alguns criadores de arara azul, eu ainda estou viva… eu sou superbem cuidada, super saudável. E para vocês que marcam o Ibama nas minha fotos, prestem atenção nessa anilha aqui”.
Na sequência ela mostrou a anilha da ave, demonstrando ter a posse autorizada pela instituição.
Para ter um animal silvestre como a Yara, é necessário que ele seja adquirido em um criadouro autorizado pelo Ibama. Quem retira o bicho do habitat ou compra por meios ilícitos, não consegue legalizá-lo depois.