Ação do Ministério Público suspende direitos políticos do ex-prefeito de Itamarati, no AM

You are currently viewing Ação do Ministério Público suspende direitos políticos do ex-prefeito de Itamarati, no AM
Na ACP, além da devolução dos recursos gastos de forma irregular, foi pedido o pagamento de multa, de até duas vezes o valor do dano a ser apurado - (Foto: Reprodução/Internet)

MANAUS – O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), por meio da Promotoria de Justiça de Itamarati, ajuizou, nesta quarta-feira, 3, Ação Civil Pública (ACP) por improbidade administrativa contra o ex-prefeito daquele município, João Medeiros Campelo.

A ACP toma por base o Acórdão nº 43/2014-TCE, que aponta irregularidades na prestação de contas do ex-prefeito no exercício de 2012. Conforme registra o Promotor de Justiça Caio Lúcio Barros, as irregularidades se referem à realização de despesas sem licitação, em desrespeito à Lei de Licitações (nº 8.666/93).

“As contas do município de Itamarati, referente ao ano de 2012, sob a responsabilidade então prefeito João Medeiros Campelo, foram julgadas irregulares e desaprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, que identificou diversas infrações às normas legais, de natureza contábil, financeira, operacional e patrimonial. Os recursos gastos de forma irregular, ou seja, sem comprovação de despesa, relacionam-se a 28 contratos de locação de casas e pontos comerciais e chegam a R$ 286.600,00”, aponta o titular da PJ de Itamarati.

Na ACP, além da devolução dos recursos gastos de forma irregular, o Promotor de Justiça Caio Lúcio Barros pede a suspensão dos direitos políticos do ex-prefeito, o pagamento de multa de até duas vezes o valor do dano a ser apurado no decorrer da ação, e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais pelo prazo de dez anos.

*Com informações da assessoria de imprensa

Deixe uma resposta