Luís Henrique Oliveira – Da Revista Cenarium
MANAUS – Ao desbancar “caciques” da política amazonense, o pré-candidato a prefeito de Manaus, o deputado federal Alberto Neto (Republicanos), o “Capitão Alberto Neto”, aparece como 3º. colocado nas intenções de voto da população, segundo duas pesquisas realizadas nesta semana. A classificação do parlamentar está à frente do senador Eduardo Braga (MDB) e do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), além do deputado federal José Ricardo (PT) e do vice-prefeito da capital Marcos Rotta (DEM).
Em contrapartida, Alberto Neto aparece atrás de Amazonino Mendes (Podemos) que garantiu 23,8% das intenções de voto, ocupando o 1º lugar. Já em 2º lugar, David Almeida (Avante), com 11,7% das intenções.
A pesquisa foi encomendada pelo Portal Direto ao Ponto. Com nível de confiança de 95%, o Instituto de Pesquisa do Norte realizou 1.001 entrevistas com eleitores da cidade de Manaus nos dias 29 de junho a 2 de julho e sob registro no TSE de número AM-04826/2020.
“Acredito que tenha sido o fato de ser um nome diferente para a população, além de ser reflexo do meu trabalho, meu posicionamento pela segurança e a Zona Franca”, declarou Alberto Neto.
Especialistas apontam que é possível que os resultados da pesquisa possam ter sido influenciados pelos acontecimentos políticos e sociais recentes, como o relaxamento do isolamento e a redução dos casos e mortes por Covid-19 em Manaus, a operação sangria da polícia federal, com prisões e demissões decorrentes desta, a desativação do hospital de campanha, dentre outras que foram amplamente divulgadas pela mídia.

Aparecem ainda na mesma pesquisa nomes como Alfredo Nascimento (PL), o vereador de oposição na Câmara Municipal de Manaus (CMM) Chico Preto (DC), o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE/AM), deputado Josué Neto (PRTB), o deputado estadual delegado Péricles (PSL), o ex-superintendente da Suframa, coronel Alfredo Menezes (Patriota), e Romeiro Reis (Novo).
Foi adotado uma checagem 20% do material para garantir a qualidade, utilizando 16 pesquisadores, um supervisor, três checadores para garantir a qualidade. Todos os pesquisadores e checadores foram amplamente treinados conforme suas responsabilidades para atender a metodologia pré-estabelecida e garantir a qualidade do trabalho.
Pesquisa Action confirma 3º lugar
Uma outra pesquisa de intenções de voto divulgada recentemente. Com número AM-07587/2020, a Pesquisa Action foi registrada dia 3 de julho deste ano no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. A coleta dos dados desta pesquisa ocorreu entre os dias 3 e 7 de julho e ouviu 1.100 eleitores em todas as seis zonas administrativas da cidade.
Todos os pesquisadores usaram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) durante o contato presencial com o público, facilitando a sua receptividade para com os procedimentos de abordagem e entrevista.

Fonte: Revista Cenarium