Amazonas Ele quer saber de festa, prefeito de Manacapuru agenda festa de aniversário da cidade para esta quarta

You are currently viewing Amazonas  Ele quer saber de festa, prefeito de Manacapuru agenda festa de aniversário da cidade para esta quarta

Manacapuru – Mesmo com elevado índice de infecções pelo novo coronavírus (Covid-19) e com uma taxa de mortalidade bem alta, inclusive com vítimas no alto escalão da Prefeitura de Manacapuru (distante 98 quilômetros de Manaus), o prefeito da cidade, Beto D’Ângelo (Republicanos) marcou para esta quarta-feira, 15, as comemorações da festa de aniversário do município, tendo como local o Parque do Ingá. O Ministério Público do Amazonas (MP-AM) ajuizou uma ação para barrar a realização do evento, que tem previsão de público entre 500 e 700 pessoas.

No dia 1º de maio deste ano, o secretário de Produção Rural do município, Nailson Ferreira, morreu vítima da Covid-19 em Manacapuru. Nessa segunda-feira, 13, o município registrou 3.259 casos da Covid-19, com 129 óbitos, conforme dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS).

Levando em consideração esses dados, o MP ajuizou uma ação pediu a suspensão da festa de aniversário da cidade e todos os eventos públicos e privados que tenham agenda para os próximos 120 dias no município.

Para ajuizar a ação, o MP baseia-se na necessidade de se manter as medidas restritivas de combate à pandemia no município uma vez que, mesmo com a diminuição da curva da doença, Manacapuru está em segundo lugar no ranking de casos confirmados do interior do Estado, com 3.259 casos, e em primeiro lugar em número de óbitos, com 129 mortes.

O MP-AM argumentou, também, que “observam-se ainda que o número de pacientes internados no Hospital de Campanha varia bastante, ou seja, há dias com cerca de 6 pessoas internadas e há outros dias que há entre 13 a 17 pessoas internadas”, de acordo com as informações divulgadas nas redes sociais pela própria prefeitura.

A informação sobre o evento de aniversário na cidade chegou aos promotores de Manacapuru por meio de denúncias de representantes municipais. Os membros do MP foram contrários à sua realização o que levou os gestores a informar que iriam reavaliar a proposta. Porém, a prefeitura local passou a divulgar o evento publicamente.

De acordo com o MP, a prefeitura ressaltou que o evento também seria com o objetivo de ‘homenagear’ as vítimas da Covid-19. Mas, o órgão ministerial considerou o elevado índice de mortes para buscar uma mecanismo para barrar a festa.

Segundo o MP, antes disso, o poder municipal já vinha realizando atividades em locais públicos, como competições esportivas, causando aglomerações e descumprindo os seus próprios decretos visando medidas de combate à proliferação do vírus.

“Além disso, no dia 10 de julho, após a realização indevida de alguns eventos públicos, o Executivo municipal, por meio do Decreto 3774 alterou o Decreto n. 3770 para permitir a realização de ventos promovidos pela Prefeitura Municipal de Manacapuru, relativos aos festejos do aniversário da cidade.

Conforme o MP, causa estranheza o decreto em questão “legitimar” eventos públicos que já tinham ocorrido em contrariedade ao Decreto 3705 e autorizar a realização de eventos referentes aos festejos do aniversário da cidade, uma vez que vão de encontro com as medidas preventivas até então adotadas pela administração municipal e expõe a população ao risco de um novo surto de casos de covid-19, conforme alertado pelos Promotores de Justiça em reunião”, diz trecho da ACP.

Assinam a Ação Civil Pública os promotores das 3 promotorias de Justiça de Manacapuru: João Guimarães Netto, Sarah Clarissa Leão e Fabrício Santos Almeida.

Sem resposta

O Poder entrou em contato com a prefeitura de Manacapuru por meio de sua assessoria, no entanto, sem sucesso.

Fonte: Portal o Poder por Henderson Martins

Deixe uma resposta