Carnaval 2021 será feriado no Brasil? Saiba como a Covid-19 afetou a festa

You are currently viewing Carnaval 2021 será feriado no Brasil? Saiba como a Covid-19 afetou a festa

O novo coronavírus afetou a vida de todo mundo. E afetou também as festas e feriados, porque não podemos nos aglomerar. E, claro, o que mais tem no Carnaval é aglomeração. Por isso, cidades que recebem as maiores festas do país estão cancelando ou adiando o samba, os desfiles e os blocos de rua.

Descubra, abaixo, como fica o Carnaval 2021 nas maiores cidades do Brasil e outras curiosidades sobre o feriado.

O Carnaval 2021 nas principais cidades do Brasil

Belo Horizonte

Um dos carnavais que mais cresce no Brasil (em 2020, foram cerca de 4,5 milhões de foliões nas ruas), a festa de Belo Horizonte foi cancelada em 2021. Ainda não há nova data para que os blocos saiam nas ruas.

A prefeitura de BH também cancelou o ponto facultativo: de segunda (15/2) a quarta (17/2), não será feriado.

Em outras regiões de Minas Gerais, o ponto facultativo continua valendo. É o caso de Ouro Preto, cidade mineira que também tem um Carnaval bem famoso.

Florianópolis

Floripa tem o Carnaval mais famoso na região sul, com desfiles de escolas de samba, festas, shows e blocos de rua, inclusive o Bloco dos Sujos, que atrai milhares de foliões no saábado de Carnaval. Mas, em 2021, não será assim: a prefeitura já determinou que as festas estão canceladas.

Segundo o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), as festas “não devem acontecer, enquanto a população não é vacinada”. 

Todas as festividades, inclusive a tradicional festa de abertura do Berbigão do Boca, estão canceladas e ainda sem nova data para acontecer.

O feriado prolongado também está suspenso: Loureiro anunciou que não haverá ponto facultativo na cidade para ooo serviço público municipal. Dessa forma, a população continuará a ter acesso aos serviços – inclusive à vacinação.

Olinda e Recife

Ao lado de Salvador, Olinda e Recife têm o Carnaval mais famoso do Nordeste. Recife, inclusive, tem o Galo da Madrugada, que tradicionalmente desfila na manhã de sábado e entreou para o Guinness Book como o maior bloco de rua do mundo. Mas, em 2021, as festas estão canceladas.

O estado de Pernambuco cancelou oficialmente as festividades em dezembro. Recife e Olinda, particularmente famosa pelos desfiles nas ladeiras histórias com bonecos gigantes, costumam ter inúmeros blocos nas ruas, desde janeiro.

Em Pernambuco, o Carnaval e as chamadas prévias – ensaios de blocos nas ruas – são responsáveis por grande parte da renda que vem do turismo.

“Diante dos dados epidemiológicos e pelo fato de que, até meados de fevereiro não teremos, ainda, a maior parte da população vacinada, o carnaval de 2021 está suspenso em Pernambuco. Esta não é uma decisão fácil, é com pesar que anunciamos”, afirmou o secretário estadual de Saúde André Longo.

“O carnaval representa muito mais que uma festa para o povo pernambucano, mas, no atual contexto de pandemia, não há possibilidade de realização de um acontecimento desse porte, que mobiliza multidões e é, pela sua natureza, um momento de encontro, de aglomeração, que, por vezes, reúne milhões de pessoas”, complementou o secretário.

Apesar do cancelamento das festas, o ponto facultativo do Carnaval, por enquanto, está mantido.

Salvador

Ivete Sangalo, Cláudia Leitte, Bell Marques e Daniela Mercury, entre outras figuras marcantes do Carnaval de Salvador, não vão colocar seus trios elétricos nas ruas em 2021. 

Em novembro do ano passado, o então prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já havia decretado a suspensão das festas por causa da Covid-19. Bruno Reis (DEM), que assumiu o mandato, manteve a decisão de seu precessor e ainda suspendeu o ponto facultavivo. Ou seja: não será feriado na segunda, na terça e na quarta-feira.

A prefeitura afirmou que essa medida foi tomada para desencorajar quaisquer festas clandestinas que pudesse ocorrer nesses dias.

Ainda não há uma nova data para o Carnaval de Salvador.

São Paulo

A capital paulista acabou seguindo os protocolos de outras cidades. Tanto na capital quanto no estado, está cancelado o ponto facultativo – a medida foi tomada para evitar possíveis aglomerações no feriado. 

Ainda em 2020, quando os blocos e desfiles de Carnaval foram cancelados, a prefeitura havia pensado em adiá-los para maio ou julho. Esse plano, porém, está suspenso devido ao avanço da pandemia depois das festas de Ano Novo. Portanto, ainda não há data para que a festividade aconteça.

Rio de Janeiro

O Rio também cancelou desfiles e blocos de Carnaval em fevereiro. A medida foi tomada pelo prefeito Eduardo Paes para evitar qualquer aglomeração clandestina nos dias de folga.

A prefeitura do Rio havia decidido manter o ponto facultativo, mas um post nas redes sociais, que anunciava essa medida, foi apagado. Por isso, a expectativa é que Paes anuncie nos próximos dias o cancelamento do feriado.

Ainda sem data oficial para o Carnaval, a Assembleia do Rio de Janeiro aprovou um projeto curioso: todos os anos, independentemente da pandemia, haverá um Carnaval fora de época, em julho. O projeto foi criado para atrair mais turismo para a cidade no mês de férias escolares.

Os desfiles das escolas de samba estão previstos para o período entre os dias 9 e 17 de julho, incluindo aí o sábado das campeãs.

(Fonte: NSC Total)

Deixe uma resposta