O Brasil aprovou totalmente a vacina COVID-19 desenvolvida pela Pfizer Inc e BioNTech SE, informou a agência reguladora de saúde Anvisa nesta terça-feira, mas ainda não se sabe se Brasília e Pfizer podem encerrar a disputa e chegar a um acordo de fornecimento
A vacina Pfizer / BioNTech é a primeira vacina contra o novo coronavírus a receber aprovação total no Brasil, disse a Anvisa. Outras vacinas desenvolvidas pela AstraZeneca e pela Sinovac Biotech Ltd da China foram aprovadas para uso de emergência até o momento.
A aprovação é uma boa notícia para um país cuja campanha de imunização foi prejudicada por atrasos e disputas políticas. No entanto, não está claro se a aprovação definitiva da vacina abrirá o caminho para um acordo de fornecimento de uma injeção altamente eficaz que já está sendo aplicada globalmente.
O presidente Jair Bolsonaro criticou os termos de um acordo proposto pela Pfizer, dizendo que é excessivamente oneroso para o Brasil, pois isenta a empresa americana de responsabilidade potencial por problemas imprevistos. A Pfizer disse que outros países, incluindo vizinhos da América Latina, concordaram com os termos.
Fonte: A Crítica