PF prende empresários suspeitos de invadirem terras da União no Amazonas

You are currently viewing PF prende empresários suspeitos de invadirem terras da União no Amazonas

Manaus/AM – A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (11) a Operação Constantino, que investiga organização criminosa estruturada para invadir terras do Governo Federal localizadas na região sul do estado do Amazonas e no Acre, e desmatar e comercializar madeira extraída ilicitamente.

Aproximadamente 100 policiais federais cumprem 4 Mandados de Prisão Preventiva e 22 Mandados de Busca e Apreensão, nas cidades de Rio Branco/AC, Manaus/AM e Boca do Acre/AM. São também alvos das medidas judiciais as fazendas do grupo localizadas nos municípios de Lábrea/AM e Boca do Acre/AM.

As ordens judiciais foram expedidas pela 7ª Vara Federal Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas. A pedido da Polícia Federal, o Poder Judiciário determinou o sequestro de bens dos investigados em cerca de R$ 17 milhões.

Segundo as investigações, a organização criminosa contava com a participação de servidores públicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do Amazonas, que atuavam no sentido de “esquentar” essas terras no acervo patrimonial dos criminosos integrantes do esquema.

As investigações apuraram que a organização criminosa invadiu e se apropriou de mais de nove mil hectares de terras pertencentes à União, sendo que nestas foi identificada ação de desmatamento que atingiu aproximadamente 4.000 hectares.

*Mais cedo, o Portal do Holanda informou que o empresário José Monteiro seria um dos alvos da operação, mas a informação não procede. Os alvos são, na verdade, o pai, José Adamir e um irmão do empresário. Ambos tem fazendas na região acreana e são suspeitos de envolvimento no esquema.


Fonte: Portal do Holanda

Deixe uma resposta