80 respiradores doados pela Alemanha chegam em Manaus

You are currently viewing 80 respiradores doados pela Alemanha chegam em Manaus
Equipamentos para tratamento contra Covid foram trazidos em avião da Aeronáutica alemã. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Os 80 respiradores doados pela Alemanha ao Amazonas chegaram no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, no início da tarde deste sábado (27). O país também enviou acessórios para o uso hospitalar ao estado.

O anúncio foi feito pela embaixada da Alemanha no Brasil, na quinta-feira (25). Por meio de nota, o órgão informou que a doação atende um pedido do Governo do Amazonas.

O avião da Aeronáutica alemã pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, às 12h26.

O Amazonas enfrentou a segunda onda de Covid-19 entre janeiro e fevereiro deste ano, e teve que enviar pacientes a outros estados por conta do colapso na Saúde. Até a sexta-feira (26), mais de 11,9 mil pessoas morreram com a doença no estado.

Quando o anúncio do envio dos respiradores foi feito, o embaixador da Alemanha, Heiko Thoms, ressaltou que a cooperação mundial para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 é de máxima prioridade, e está disposto a prestar a sua ajuda humanitária.

“Ninguém está seguro, até que todos estejam seguros. A Alemanha e o Brasil são parceiros muito importantes e nós acreditamos que somente através da união e da cooperação de maneira solidária entre os países poderemos vencer essa pandemia”, afirmou.

80 respiradores doados pela Alemanha chegam em Manaus 1
Aeronave alemã pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Manaus recebe pacientes de fora

Após sofrer com a segunda onda de Covid, o Amazonas já se encontra na fase laranja da pandemia, com risco moderado de transmissão de Covid. Nesta sexta (26), os leitos de UTI Covid tinham cerca de 75% de ocupação.

A capital passou a receber pacientes com Covid de Rondônia e do Acre, por conta do colapso enfrentado, agora, nessas outras localidades. Até esta sexta, 45 pacientes já foram transferidos para o Hospital Delphina Aziz, referência no tratamento da doença no estado.

O Amazonas sofreu com falta de oxigênio nos hospitais, em janeiro, e uma força-tarefa foi criada para trazer o insumo até o estado. Com o consumo estabilizado, cilindros de oxigênio começaram a ser levadas para outros estados que enfrentam o problema.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta