Torres do Congresso Nacional, em Brasília, ganham protesto contra Holocausto

Torres do Congresso Nacional, em Brasília, ganham protesto contra Holocausto

As torres do Congresso Nacional, em Brasília, foram iluminadas na noite desta quarta-feira (7) com a frase “Holocausto Nunca Mais”. A projeção, organizada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), é uma homenagem à memória dos judeus mortos pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial.

A projeção foi iniciada por volta das 19h. Este foi o quarto ano consecutivo em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atenderam ao pedido da Confederação Israelita do Brasil para marcar o “Yom Hashoá VehaGvurá”, Dia do Holocausto e do Heroísmo, lembrado em todo o mundo.

De acordo com o calendário judaico, neste ano a data ocorre nos dias 25 e 26 de Nissan, correspondendo, no calendário gregoriano, ao início da noite de 7 de abril até o pôr do sol do dia 8.

Projeção nas torres do Congresso Nacional lembrará o Dia do Holocausto e do Heroísmo — Foto: Robson Benete Crozué

Segundo a Confederação Israelita, “além de lembrar o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em cidades europeias ocupadas e em campos de concentração e extermínio”. O episódio mais conhecido é o Levante do Gueto de Varsóvia, que se iniciou no dia 19 de abril de 1943.

Cerca de 450 mil judeus foram presos no Gueto de Varsóvia, onde os nazistas planejavam exterminá-los por fome e doenças — Foto: Getty Images via BBC

A Confederação Israelita diz que, neste ano, quer direcionar esforços contra a banalização do Holocausto, “por considerar que negar, ignorar e fazer pouco caso de certos temas têm um alto custo para a humanidade”.


Fonte: G1 Amazonas

Deixe uma resposta