Maior iceberg do mundo se desprende de geleira na Antártica

You are currently viewing Maior iceberg do mundo se desprende de geleira na Antártica
O iceberg A-76 tem área total de 4.320 km² Foto: AFP
Maior iceberg do mundo se desprende de geleira na Antártica 1
O iceberg A-76 tem área total de 4.320 km² Foto: AFP

O maior iceberg do mundo se desprendeu da plataforma de gelo de Ronne, na Antártica, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) na noite de ontem (19). Imagens de um satélite do programa europeu Copernicus registraram o bloco de gelo.

O iceberg A-76, de quase 170 km de comprimento e 25 km de largura, tem área total de 4.320 quilômetros quadrados. Ele está à deriva no Mar de Weddell, no oceano Antártico. O seu tamanho é quase 14 vezes superior ao de Fortaleza – 312,353 km², segundo o IBGE.

Até então, o maior iceberg do mundo era o A-23A, com superfície de 3.380 quilômetros quadrados, também à deriva no Mar de Weddell, conforme a ESA.

O A-76 foi observado inicialmente pelo British Antarctic Survey (BAS), organismo de pesquisa britânico para as zonas polares que tem uma base próxima ao local. As imagens do imenso bloco de gelo foram registradas pelo satélite Sentinel-1, que integra o Copernicus. O Centro Nacional de Gelo dos Estados Unidos afirmou que o iceberg A-76 iniciou a separação da plataforma de Ronne em 13 de maio.

Ele se desprendeu e uma gigantesca plataforma de gelo, chamada Larsen C, e correspondia a 12% da superfície dela. Outras partes da plataforma, situada na ponta da península antártica, desintegraram-se em 1995 e em 2002.

Separação de icebergs

Segundo cientistas, a formação de icebergs é um processo natural, mas que é acelerado pelo aquecimento global. A temperatura da Terra aumentou mais de 1ºC desde a era pré-industrial, devido às emissões de gases causadores do efeito estufa. A Antártica registrou um aumento ainda maior, duas vezes superior.

Os icebergs são tradicionalmente batizados com uma letra que corresponde à zona da Antártica em que foram detectados pela primeira vez, seguidos por um número.

Em fevereiro, a estação polar britânica localizada na plataforma de gelo de Brunt, também no Mar de Weddell, registrou a ruptura de um iceberg de 1.270 quilômetros quadrados.

Já em novembro de 2020, outro iceberg gigante aproximou-se perigosamente de uma ilha do Atlântico Sul, ameaçando colônias de pinguins e focas. Em 2017, quando se desprendeu, ele era o maior do ano.


Fonte: Dia a dia notícias

Deixe uma resposta