Consumo moderado de álcool não altera efeito da vacina contra covid

You are currently viewing Consumo moderado de álcool não altera efeito da vacina contra covid
Consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado após imunização. Foto: Divulgação Marcelo Camargo e Rovena Rosa/ Agência Brasil
Consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado após imunização. Foto: Divulgação Marcelo Camargo e Rovena Rosa/ Agência Brasil

Manaus/AM – Acontece neste sábado (12) e domingo (13), em Manaus, o viradão para imunizar cerca de 214 mil pessoas acima dos 40 anos e uma dúvida pertinente entre parte do grupo é se a pessoa que toma a vacina pode ou não consumir álcool e a resposta é que sim.

É preciso evitar o consumo de bebida alcoólica antes ou depois de tomar vacina contra a Covid-19, mas segundo a médica Mônica Levi, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), o boato é preocupante, porque pode desestimular a proteção de parte da população.

Além disto, os fabricantes dos imunizantes CoronaVac e AstraZeneca não veem comprometimento do efeito nem o risco de eventos adversos ligados às bebidas. Nos estudos clínicos, os voluntários não precisaram ter nenhum cuidado quanto a isso.

Também não há nada a respeito nas bulas de ambos, afirma a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  A reportagem consultou ainda o Instituto Butantan, a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Todos afirmam que não há por que se preocupar.

“Não há nenhuma evidência sobre a relação do álcool com o comprometimento da formação de anticorpos promovida pela vacina Covid-19”, diz a pasta, em nota enviada por sua assessoria de imprensa ao IG.


Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta