Na contramão de Bolsonaro, Mourão garante: “Eleições serão realizadas”

You are currently viewing Na contramão de Bolsonaro, Mourão garante: “Eleições serão realizadas”
Na contramão de Bolsonaro, Mourão garante: “Eleições serão realizadas” 1
Imagem divulgação internet

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou que o Brasil terá eleição em 2022, mesmo após declarações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de que o pleito poderia não acontecer no próximo ano.

A declaração foi dada à CNN Brasil. “As eleições serão realizadas”, garantiu Mourão, mesmo que não haja uma mudança no sistema de votação. A fala aconteceu dois dias depois após Bolsonaro acusar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de fraude, na última sexta-feira (9).

Na ocasião, Bolsonaro disse que o Brasil corre “o risco de não termos eleições no ano que vem”. A fala faz parte de uma série de pressões do presidente para a volta do voto impresso, tema que está em pauta no Congresso Nacional.

Mourão ainda falou sobre o sistema “semipresidencialista”, um formato de governo que está sendo estudado no país. A ideia foi ventilada pelo presidente da Câmara dos Deputados e aliado do presidente, Arthur Lira (PP-AL). “Ainda não me debrucei sobre o assunto. Portanto, não tenho opinião formada”, declarou o vice.

O tema do semipresidencialismo, sistema no qual há um presidente e um primeiro-ministro, foi citado por Lira em uma entrevista também à CNN. “Nesse regime, se for o caso, é muito menos danoso que caia um primeiro-ministro do que um presidente. Quando um presidente cai, assume um vice-presidente que pode não estar alinhado com as propostas do eleito”, explicou o presidente da Câmara.

(Fonte: Yahoo Notícias)

Deixe uma resposta