Brasil tem circulação de uma variante altamente transmissível, diz Fiocruz

You are currently viewing Brasil tem circulação de uma variante altamente transmissível, diz Fiocruz
Testes de laboratório identificam pacientes com variantes da Covid-19 (29.Mai.2021) Foto: Reprodução/CNN
Brasil tem circulação de uma variante altamente transmissível, diz Fiocruz 1
Testes de laboratório identificam pacientes com variantes da Covid-19 (29.Mai.2021) Foto: Reprodução/CNN

Responsável por sequenciar amostras de coronavírus para a identificação de novas cepas, a Fiocruz foi fundamental nas confirmações dos primeiros casos no Brasil da variante Delta, inclusive daqueles em que o paciente evoluiu para óbito. Mas o que muitos não sabem é como funciona o momento logo após a identificação da cepa indiana em uma pessoa. 

A virologista Marilda Siqueira é pesquisadora da Rede Genômica Fiocruz e do Ministério da Saúde e atuou na descoberta da variante Delta em pelo menos seis estados, incluindo o Paraná, que concentra o maior número de mortes no país até o momento. A pesquisadora explica que o processo de comunicação para alertar que a variante foi confirmada precisa ser muito rápida.

“Ao identificarmos, nós imediatamente conferimos o sequenciamento, revisamos com calma, pegamos a ficha do paciente e já comunicamos ao Ministério da Saúde e ao Laboratório Central de Saúde Pública do estado de origem da pessoa. Comunicamos na hora”, esclarece a pesquisadora da Fiocruz.

Feito todo o protocolo nacional de comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde o caso é identificado inicia a busca pelo paciente. Assim que ele é encontrado, passa por uma entrevista para saber com quem teve contato da família, amigos e pessoas aleatórias, inclusive sobre os locais que frequentou nas últimas semanas. 

“Tudo que o paciente com a variante Delta teve contato é apurado para que tenhamos maior entendimento da dispersão do vírus. Se não fizermos isso, demoramos mais tempo para entender o quadro real”, destaca a pesquisadora da Rede Genômica da Fiocruz.                    

Além da comunicação célere e da identificação de quais pessoas podem ter sido contaminadas, quando um caso positivo de nova variante é verificado, há reuniões semanais entre o Ministério da Saúde, a instituição responsável pelo sequenciamento genético, os Laboratórios Centrais de Saúde Pública / LACEN e as secretarias Estadual e Municipal de Saúde de origem do paciente positivado. 

“Estamos com a circulação de uma variante altamente transmissível. Se ela se espalhar rápido, maior será o número de infectados e por consequência, podemos ter novas altas de hospitalização. A entrada da Delta no país motiva ainda mais esse encontro para debater o que fazer”, destaca Marilda Siqueira, virologista do Instituto Oswaldo Cruz. 

Em nota, o Ministério da Saúde explicou como o processo de identificação e comunicação da variante. A pasta confirmou que são realizadas amostragens dos resultados positivos de RT-PCR aptos para envio de sequenciamento genômico, pelos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN’S) dos estados.

“Os resultados sequenciados são notificados imediatamente aos CIEVS locais e nacionais para que possam ser investigados e as medidas de prevenção e controle possam ser adotadas”, informa trecho da nota.

O Ministério reforça que tem orientado estados e municípios sobre todas as ações necessárias, como intensificar o sequenciamento genômico das amostras positivas para a Covid-19 e a vigilância laboratorial, rastreamento de contatos, isolamento de casos suspeitos e confirmados, notificação imediata e medidas de prevenção em áreas de suspeita de circulação de variantes. 

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, local onde está concentrado o maior número de casos de variante Delta, explicou que as amostras são coletadas em Unidades de Saúde que solicitam o sequenciamento devido à característica do caso, ou selecionadas de forma aleatória para realizar a vigilância genômica no estado, e enviadas para os laboratórios de referência. 

Assim que o laboratório envia os resultados (via e-mail) para SES, ela realiza a comunicação para os municípios de residência do paciente e para o Ministério da Saúde, através do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional.

As secretarias municipais de Saúde notificadas fazem a investigação epidemiológica, com apoio da SES, rastreando e testando pessoas que tiveram contato com os casos notificados.

Como acontece a vigilância genômica?

Os laboratórios centrais de saúde pública de cada estado decidem quais amostras serão enviadas para sequenciamento. Está escolha é baseada em critérios pré-definidos pelo Ministério da Saúde, LACENs, FIOCRUZ e IEC.

Segundo a Fiocruz, eles escolhem amostras clínicas que chamam a atenção pela alta quantidade de vírus, o que aumenta a chance de o procedimento ser bem-sucedido. O número de amostras também precisa representar a situação da pandemia naquela semana, com casos não graves, graves e de mortes e de pessoas com faixas etárias variadas. 

O sequenciamento é fundamental para identificar quais variantes estão circulando pelo país e quais políticas públicas devem ser adotadas no combate ao avanço da pandemia. Como a variante Delta foi importada, o exemplo vivido por outros países pode ajudar o Brasil a balizar o que esperar da nova cepa, especialmente em relação à agressividade e transmissibilidade. 

“Estamos esperando os resultados internacionais do impacto clínico dessa variante. Eles devem sair antes dos nossos, até porque a variante Delta já está presente lá fora há mais tempo do que no Brasil”, apontou Marilda Siqueira.

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma resposta