Após suspensão partidária, vereador acusado de homofobia será julgado

You are currently viewing Após suspensão partidária, vereador acusado de homofobia será julgado
Após suspensão partidária, vereador acusado de homofobia será julgado 1
Imagem divulgação CMM de Niterói

Após ser acusado de homofobia pela vereadora Verônica Lima, do PT, e posteriormente afastado de seu partido por 60 dias, o também vereador Paulo Eduardo Gomes, do PSOL, será julgado pela Comissão de Ética da Câmara de Niterói. A casa vai deliberar se ele perderá ou não seu mandato parlamentar. Porém, ainda não há previsão para que esse processo seja iniciado. Veronica é a primeira parlamentar negra eleita na cidade.  

Nesta semana, com o retorno recesso parlamentar, a suplente de Paulo Eduardo, Regina Bienestein, de 77 anos, professora de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), assumirá a cadeira na Câmara. 

O episódio envolvendo os parlamentares aconteceu em uma sessão da Câmara de Niterói, no início do mês passado. Em uma discussão acalorada no plenário, Paulo teria perguntado, em tom ríspido, se a vereadora “quer ser homem”, e que então “a trataria como homem”. Segundo relatos, o vereador se dirigia bruscamente à Verônica e precisou ser contido por colegas. O caso também foi registrado na Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) da cidade.  

Por meio de nota, o PSOL de Niterói condenou a postura de Paulo Eduardo e se solidarizou com a vereadora Verônica Lima pela violência sofrida. 

“Entendemos que o ato praticado pelo vereador Paulo Eduardo Gomes foi racista, lesbofóbico e machista, e que expressa os pilares opressivos, excludentes de racismo e heteronormatividade patriarcal, que asseguram privilégios sócio-históricos e politicamente perpetuados, que precisam ser combatidos. O PSOL Niterói compreende a gravidade das falas e atitudes discriminatórias do vereador que vão contra o programa político e as defesas prioritárias do partido, que afirma o combate às opressões como parte central da luta para a superação do sistema capitalista”.  

Também por nota, Verônica Lima se pronunciou e comentou sobre a importância da repercussão desse tipo de caso. 

“É importante repercutirmos casos como o que aconteceu comigo, para dar voz a quem passou por situações similares, e para que isso não se repita. Trazer a questão a público e debater sobre o assunto é uma forma de evitarmos que comportamentos similares sigam reverberando. Nossa sociedade não pode mais ter espaço para atitudes preconceituosas e que reforçam uma estrutura de opressão”.  

Pedido de desculpas

No mesmo dia da agressão sofrida pela vereadora, em 7 de julho de deste ano, Paulo Eduardo usou da palavra no Plenário da Câmara para reconhecer o erro e pedir desculpas públicas à parlamentar.  

“Na sala da presidência, na exaltação de uma discussão, eu cometi um ato absolutamente machista e absolutamente agressivo contra a vereadora Verônica. É imperdoável e não se justifica, para quem há 40 anos milita na defesa de todos os direitos humanos, o que foi cometido na noite de hoje. Quero publicamente pedir desculpas”, disse Paulo Eduardo. 

Em seguida, a vereadora Verônica também fez uso da palavra e disse que “não basta ir à parada do orgulho LGBTQ e achar que isso é uma credencial e um compromisso verdadeiro de luta”. Ela se disse perseguida pelo vereador do PSOL e relatou outros atos agressivos supostamente cometidos por Paulo Eduardo. Naquela mesma noite, Verônica se dirigiu à delegacia para prestar queixa contra Paulo. 

Por nota enviada à CNN, o vereador voltou a se desculpar pelo ocorrido: “Cometi um erro em um momento de acirrada discussão política no Colégio de Líderes da Câmara. Estava sendo travada uma discussão sobre o trabalho parlamentar e, como já informei e ficou comprovado no Inquérito Policial, não houve nenhuma menção à agressão física. A fala se deu no campo de uma discussão parlamentar. Pedi desculpas imediatamente pelas palavras que usei e depois reiterei o pedido de desculpas em Plenário e através de uma nota pública”.

Fonte: CNN Brasil

Deixe uma resposta