Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas investiga casos de Doença de Haff em Itacoatiara

You are currently viewing Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas investiga casos de Doença de Haff em Itacoatiara
Foto: Divulgação /FVS-RCP

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) recebeu nesta terça-feira (24/08), a notificação de 11 casos suspeitos de doença de Haff/rabidomiólise, atendidos no Pronto Atendimento (UPA) e encaminhados para Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus).

Segundo a investigação da vigilância epidemiológica do município de Itacoatiara, os pacientes são 7 adultos, entre 43 e 60 anos, e 4 crianças, entre 3 e 12 anos de idades. Os casos foram atendidos entre os dias 22 e 23 de agosto na unidade de saúde do município.

O diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, informa que as causas das internações ainda estão sendo investigadas. “Por enquanto, não temos nenhuma condição de dizer se foi a ingestão de peixe ou qualquer outra etiologia. Essa doença tem várias causas, desde o uso de medicamentos, o esforço físico exagerado, traumas, doenças virais; então, é uma série de situações que temos de investigar para verificar qual delas está associada à doença de Haff”, disse.

Cristiano salienta que há intenção de enviar uma equipe ao município para dar sequência às investigações nos próximos dias. “Vou mandar uma equipe a Itacoatiara para termos melhor detalhamento e deste modo podermos nos posicionar sobre uma possível causa da doença”, informou.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, que inclui investigação de surtos por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs- Amazonas).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

Com informações Ascom FVS-AM

Deixe uma resposta