David Almeida garante inauguração de UBS porte 4, na zona Leste, para final de outubro

You are currently viewing David Almeida garante inauguração de UBS porte 4, na zona Leste, para final de outubro
David Almeida garante inauguração de UBS porte 4, na zona Leste, para final de outubro 1
Foto: Ruan Souza / Semcom

Em fase final de construção, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Desembargador Fábio do Couto Valle, localizada na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira, zona Leste da capital, será entregue à população manauara no final do mês de outubro. O anúncio foi feito pelo prefeito de Manaus, David Almeida, durante inspeção técnica na obra, realizada na manhã desta quinta-feira, 26/8.

“Finalizamos essa inspeção com a equipe de engenharia responsável pela obra e a equipe da Semsa (Secretaria Municipal de Saúde) para podermos colocar para funcionar e à disposição da população uma Unidade de porte 4, que será o modelo adotado pela Prefeitura de Manaus a partir de agora. Nosso planejamento é realizar a inauguração no final do mês de outubro. Já nos próximos dias, essa UBS começará a ser equipada para melhor atender todos os moradores da redondeza”, enfatizou Almeida.

Segundo a Portaria nº 340 de 2013, do Ministério da Saúde, toda UBS porte 4 é destinada e apta a abrigar, no mínimo, quatro equipes de Atenção Básica, com profissionais como médicos (preferencialmente da especialidade Medicina de Família e Comunidade), enfermeiro (preferencialmente especialista em Saúde da Família), auxiliares ou técnicos de enfermagem, podendo contar com cirurgião-dentista (preferencialmente especialista em Saúde da família) e auxiliar ou técnico em saúde bucal.

De acordo com o chefe do Executivo municipal, o planejamento apresentado no programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus” prevê a construção de outras 20 UBSs com a mesma estrutura até o final de 2024.

“O nosso planejamento é em quatro anos construir 20 unidades como essa. Estamos buscando e temos parte dos recursos. Estamos vendo os terrenos para que possamos iniciar a construção e sair de uma realidade daquelas ‘Casinhas’ de Saúde’ de 32 metros quadrados, para unidades porte 4, que são mini-hospitais de qualidade, para atender na saúde básica da cidade de Manaus”, finalizou.

Fonte: Ascom Semcom

Deixe uma resposta