Prefeito Davi Almeida assina termo de cooperação com El Salvador para ampliar parceria econômica e turística entre as capitais

You are currently viewing Prefeito Davi Almeida assina termo de cooperação com El Salvador para ampliar parceria econômica e turística entre as capitais
Prefeito Davi Almeida assina termo de cooperação com El Salvador para ampliar parceria econômica e turística entre as capitais 1
Foto: Ruan Souza / Semcom
 

O prefeito David Almeida assinou um termo de cooperação com o embaixador de El Salvador, Victor Manuel Pizzati, que visa a ampliação da parceria econômica e turística entre Manaus e San Salvador, capital de El Salvador, país localizado na América Central. Durante o encontro, realizado nesta quinta-feira, 26/8, no Palácio Rio Branco, Centro, o intercâmbio cultural foi outro tema abordado, sendo enfatizadas a valorização das artes, a gastronomia e a medicina tradicional.

“Vamos fazer com que essas duas cidades, em países diferentes, possam estar integradas. Além do turismo, vamos destacar as questões cultural, tecnológica e educacional. É uma oportunidade que assinamos, um termo de cooperação, onde podemos expandir para o país irmão, uma cidade irmã que é San Salvador, possibilidades com a capital amazonense. É uma honra receber o embaixador Victor e toda a sua comitiva. Como prefeito de Manaus, cumprimento a todos e, posteriormente, aplicarei essa reciprocidade para conhecer San Salvador”, enfatizou Almeida.

El Salvador está localizado na América Central, entre Guatemala e Honduras. O país possui 21 mil quilômetros quadrados de extensão e aproximadamente sete milhões de habitantes.

Com o acordo bilateral, diversas oportunidades econômicas são criadas como o programa de cooperação técnica em capacitação da mão de obra e manutenção de aeronaves na cidade de Manaus; programa de cooperação técnica em capacitação e qualificação técnica na área de gestão portuária de San Salvador; programa de cooperação governamental e da iniciativa privada na consolidação de um voo Bogotá/Manaus/San Salvador, junto à companhia aérea Avianca, com vistas a transformar a capital amazonense no “hub” brasileiro para a América Central e Caribe, uma vez que Manaus já conta com voo para o Panamá com a Copa Airlines; programa integrado de divulgação e promoção turística dos dois destinos: San Salvador no Brasil e Manaus em toda a América Central; educação, formação e qualificação em áreas técnicas, além de instalação de polos tecnológicos e parques de serviços destinados à produção e exportação de bens.

Para o embaixador Victor Manuel Pizzati, Manaus é uma cidade muito dinâmica e conta com uma prefeitura disposta a expor as belezas e potencial para o mundo.

“Achamos que Manaus é uma cidade muito dinâmica. Uma economia muito forte e com grandes oportunidades. Achamos que podemos trabalhar uma parceria com benefícios para todos os lados, visto que a Prefeitura de Manaus é muito aberta e está disposta a fazer o trabalho necessário para apresentar a cidade para o mundo”, concluiu.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Alonso Oliveira, a assinatura do termo marca o início de uma nova página na história de Manaus.

“É muito importante essa parceria. Chega em boa hora para a integração daquilo que temos de bom para oferecer a esse país vizinho, tanto nas várias áreas do turismo, quanto da ecologia, pesca, entre outros, e de uma forma geral. Há uma grande afinidade na área industrial e na parte portuária, que temos aqui em abundância. Vejo que essa integração representa o marco inicial da nova Manaus”, concluiu.

Fonte: Ascom Semcom

Deixe uma resposta