Prefeitura de Manaus entrega comunidade São João com todas as ruas recuperadas

You are currently viewing Prefeitura de Manaus entrega comunidade São João com todas as ruas recuperadas
Prefeitura de Manaus entrega comunidade São João com todas as ruas recuperadas 1
Foto: Ruan Souza/ Semcom

O prefeito David Almeida entregou, nesta sexta-feira, 3/9, a revitalização de todas as 20 ruas da comunidade São João, no bairro Lago Azul, zona Norte, com acesso pelo quilômetro 4 da BR-174, onde foram realizados os serviços de recomposição do asfalto, drenagem e limpeza das vias. A ação faz parte do pacote de “Obras de Verão”, que integra o programa de Crescimento Econômico e Social de Manaus, o “Mais Manaus”, lançado na segunda quinzena de junho.

Os trabalhos, desenvolvidos em parceria pelas secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), representam a preocupação da gestão com as comunidades rurais da capital. Mais de 6 mil toneladas de asfalto foram aplicadas em quase 8,5 quilômetros de extensão de vias.

“Nós precisamos de apenas oito meses para mudar a realidade e as vidas de todas as pessoas que vivem aqui na comunidade São João, que há mais de 25 anos esperavam uma infraestrutura digna e a atenção do poder público. Como aqui, estamos transformando a situação de locais, como Monte das Oliveiras, João Paulo, Ismail Azis e Santa Etelvina, aonde os serviços da prefeitura não chegavam”, afirmou David Almeida.

A comunidade possui mais de 5 mil moradores e apresentava graves problemas causados pelo descaso das últimas gestões, como aparecimento de valas em ruas e avenidas, acúmulo de lixo, falta de desobstrução dos lagos, e problemas de drenagem profunda e superficial, potencializados em dias de chuvas. As vias alagadas impossibilitavam o acesso de veículos e até de pedestres.

“Aqui, foram 20 ruas totalmente revitalizadas, já fizemos mais 5 mil em toda a capital desde o começo do ano e, logo, iniciaremos mais 10 mil. Tenho certeza de que, com muito esforço e empenho, no meu terceiro ano de mandato, teremos contemplado as 18 mil ruas da cidade com recapeamento e não mais com tapa-buracos”, garantiu o prefeito, que após a entrega da revitalização das ruas da comunidade, pediu aos moradores que cuidassem das vias como se fossem suas casas.

Prefeitura de Manaus entrega comunidade São João com todas as ruas recuperadas 2
Foto: Ruan Souza/ Semcom

Serviços

O subsecretário de Obras Públicas da Seminf, Madson Rodrigues, salientou os serviços desenvolvidos pela prefeitura em prol da população das comunidades rurais, tanto com o asfaltamento das ruas quanto com o “Ilumina Manaus Rural”, que tem levado iluminação pública com lâmpadas a LED, garantindo acessibilidade e maior segurança aos moradores locais.

“Aqui, realizamos um serviço de qualidade, com a estruturação da base e implantação de redes de drenagem para garantir a durabilidade do asfalto aplicado, que é o mesmo utilizado em vias como a Torquato Tapajós, na zona urbana de Manaus, além de ainda termos realizado a revitalização dos mais de 200 pontos de LED nas ruas e no campo de futebol da comunidade São João”, explicou Madson.

No local, ainda foi feito o asfaltamento do ramal Flor de Baunilha, que interliga a comunidade São João com a comunidade 23 de Setembro, ação que conecta a BR-174, com a AM-010, melhorando o escoamento dos produtos e facilitando a movimentação da economia local.

Comunidade

Na comunidade desde 1994, o morador Carlos da Silva disse que já havia perdido as esperanças de melhorias. Ele relembrou a condição em que as ruas estavam no início do mutirão de infraestrutura e limpeza – algumas, inclusive, sem condição de trafegabilidade. Em 40 dias, o morador, assim como toda a comunidade, viu a transformação da área, que recebeu o trabalho de 80 homens, confirmando o cuidado e atenção da gestão municipal com a zona rural.

“Aqui era horrível, não tinha nada, só era o barranco, barro e muita lama. Já passaram muitos políticos por nossa comunidade e nenhum fez o que o prefeito David e o vice Marcos Rotta fizeram. É nota mil, porque agora a infraestrutura chegou ao bairro, de verdade. Já havia perdido as esperanças de que essas obras chegassem por aqui”

Helen Regina mora há 20 anos na comunidade e fez questão de agradecer a atenção inédita dada ao local. “Antes era bem ruim, as ruas estavam tomadas por lama. Estamos recebendo, pela primeira vez, um asfalto com qualidade. Quero agradecer ao nosso prefeito David Almeida e ao vice Marcos Rotta, agradecer por terem lembrado de nós que estávamos completamente esquecidos”,

Atenção à zona rural

A Prefeitura de Manaus realiza também trabalho de recuperação em outras comunidades, com serviço de infraestrutura em locais, como ramais 9, entregue recentemente completamente revitalizado, Castanheiras, que já está sendo recuperado, Sub-10 e Santa Inês, ambos com acesso pelo ramal do Brasileirinho, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da capital; comunidade Itaporanga, zona Norte da capital, começando pelo ramal do “Estradão”, que dá acesso ao local, entre outros.

O Executivo municipal tem levado ainda iluminação a LED por meio do programa “Ilumina Manaus Rural” para comunidades como a Bom Sucesso, localizada à margem esquerda do rio Negro, a 80 quilômetros da área urbana; comunidade do Abelha, localizada na margem direita do rio Negro; comunidade Nossa Senhora de Fátima, no ramal da Cooperativa; comunidade São João do Tupé, inserida na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, e a meta é alcançar mais de 60 comunidades com o programa.

Texto com informações Semcom

Deixe uma resposta