Manaus/AM – Uma mega operação batizada de “Rainha do Solimões” prendeu três homens de 47, 49 e 54 anos que fazem parte de uma orgamização criminosa que transportava grandes cargas de drogas do Amazonas para a região Centro-Oeste.
Durante a ação, a polícia apreendeu mais de 1 tonelada de entorpecentes. A droga estava concretada no piso de uma embarcação que vinha do município de Tabatinga.
A Polícia precisou quebrar o concreto a marreta para retirar todos os entorpecentes. O material está avaliado em cerca de R$ 8 milhões.
A operação teve início na sexta-feira (15) e encerrou nessa terça (19). Segundo o delegado Rafael Allemand, nesses dias, as equipes ficaram em média por 48h no meio do rio Solimões às escruras para conseguir abordar a embarcação que levava a droga.
As investigações iniciaram há cerca de dois meses, como explica o delegado: “Identificamos uma organização criminosa interestadual. Nós identificamos a pessoa responsável pela venda da droga em Tabatinga e a pessoa que receberia na região Centro-Oeste”.
Dois homens foram presos no barco no momento em que transportavam um carregamento de entorpecentes para Manaus, outro foi preso em uma casa.
Além disso, os policiais cumpriram ainda seis mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos bairros Flores, Nova Cidade e Santa Etelvina. Na ação a polícia apreendeu um carro, uma arma e cerca de R$ 70 mil em dinheiro vivo.
Allemand destava ainda que a organização criminosa não comercializava as drogas no Amazonas, mas em estados da região Centro-Oeste. Ele revela que a droga vinha de Tabatinga para Manaus e daqui seguiam em contêiner e caminhões pelas rodovias do país.
Por conta do risco de ataque de piratas de rio, a polícia teve que escoltar o barco até Manaus.
Com informações do Portal do Holanda