Governador do Amazonas Wilson Lima acompanha atendimentos para intensificar cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Fajardo

You are currently viewing Governador do Amazonas Wilson Lima acompanha atendimentos para intensificar cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Fajardo
Governador do Amazonas Wilson Lima acompanha atendimentos para intensificar cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Fajardo 1
Foto: Herick Pereira/Secom

Manaus/AM – O governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve nesta quarta-feira (20/10) no Hospital Infantil Dr. Fajardo, unidade que intensificou a realização de cirurgias pediátricas neste mês. A programação faz parte do projeto Opera+ lançado no início deste mês pelo governador para ampliar a oferta de cirurgias eletivas, aquelas realizadas a partir de agendamento.

A meta é realizar 100 cirurgias entre os dias 18 e 22 deste mês. Dezessete crianças e adolescentes agendados para os procedimentos são do interior do estado. Os pacientes são regulados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e já passaram por triagem. O objetivo do Opera+ é acelerar procedimentos cirúrgicos principalmente para aquelas pessoas que tiveram cirurgias eletivas adiadas por causa da pandemia de Covid-19, conforme determinavam protocolos e recomendações do Ministério da Saúde (MS).

“Nós temos uma demanda reprimida, muito grande em razão da pandemia. E como os números estão diminuindo significativamente, nós iniciamos um processo para diminuição de filas de cirurgias e também de exames. O Hospital Doutor Farjado tem uma importância muito grande, levando em consideração que aqui faz o atendimento pediátrico. Então nós estamos operando aqui algo em torno de 23 crianças por dia e essa intensificação vai até o fim de semana”, disse o governador.

Governador do Amazonas Wilson Lima acompanha atendimentos para intensificar cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Fajardo 2
Foto: Herick Pereira/Secom

As cirurgias ofertadas são para os procedimentos de herniorrafias inguinais e umbilicais, fimoses e lises de aderência prepucial, hidrocelectomias, varicocelectomias, frenotomias linguais, lise de sinéquia vulvar, e exéreses cutâneas (apêndice pré-auricular, dedos extranumerários não articulados etc.).

Pai da pequena Ariene, Wilson Vieira, estava feliz com o fim da espera pelo procedimento da filha. “Está de parabéns a equipe que programou isso. Nós fomos bem atendidos desde o começo, desde o porteiro, a equipe que atendeu agora, então isso foi bem gratificante, bem aconchegante, nota 10 para eles”, disse.

A ação do Governo do Amazonas, por meio da SES-AM, é uma parceria com a Sociedade Amazonense de Patologia Pediátrica (SAPP).

Opera+ – O projeto Opera+, que faz parte do programa Saúde Amazonas, iniciou com a ampliação de cirurgias no Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, que passou a ofertar 1.295 procedimentos cirúrgicos a mais por mês para pacientes da rede estadual de saúde. A meta do projeto é alcançar, nos meses seguintes, 3.169 cirurgias/mês em Manaus, utilizando também outras unidades da rede estadual. O projeto prevê, ainda, a oferta de cirurgias na rede de saúde do interior do estado.

Antes mesmo de iniciar o Opera+, desde o mês de setembro, o HPS Delphina Aziz já vêm sendo retaguarda dos três grandes prontos-socorros de Manaus (João Lucio, 28 de Agosto e Platão Araújo), realizando cirurgias gerais de emergência, com o objetivo de desafogar e reduzir a lotação dessas unidades.

Governador do Amazonas Wilson Lima acompanha atendimentos para intensificar cirurgias pediátricas no Hospital Infantil Dr. Fajardo 3
Foto: Herick Pereira/Secom

Consulta+ e Examina+

Com a redução dos casos de Covid-19, o Governo do Amazonas tem ampliado a oferta de outros serviços na rede estadual de saúde. No último dia 27 de setembro, também no hospital Delphina Aziz, foram lançados os projetos Consulta+ e Examina+, que também integram o “Saúde Amazonas” e que aumentou a oferta, por mês, para 84,4 mil exames e terapias especializadas e 10,6 consultas para pacientes da rede pública de saúde.

Com informações ascom SES

Deixe uma resposta