Planalto contabiliza que TSE vetará cassação de chapa de Bolsonaro

You are currently viewing Planalto contabiliza que TSE vetará cassação de chapa de Bolsonaro
Foto: divulgação.
Planalto contabiliza que TSE vetará cassação de chapa de Bolsonaro 1
Foto: divulgação.

Brasília/DF – O Palácio do Planalto aposta em uma vitória no julgamento de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão no julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que começa nesta terça-feira (26).

Interlocutores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disseram à CNN que pelo menos quatro ministros da Corte devem votar pela rejeição das ações apresentadas pelo PT com a acusação de que disparos em massa de WhatsApp nas redes sociais beneficiaram a chapa em 2018. Com isso, estaria formada uma maioria, tendo em vista que são sete ministros que compõem a Corte.

A avaliação, porém, é a de que uma possível absolvição não tirará Bolsonaro do cerco do Judiciário. O problema, segundo seus assessores, está no inquérito administrativo aberto para apurar a live em que o presidente atacou a segurança das urnas eletrônicas.

O processo que tramita sob segredo de justiça é considerado dentro da Corte como o caminho mais viável para que o Judiciário mantenha o cerco a Bolsonaro.

Outro julgamento

Essa avaliação cresceu após um julgamento iniciado e depois suspenso pela Corte que avalia a cassação do deputado estadual Fernando Francischini, do PSL do Paraná. Ele disse no dia da eleição em 2018 em uma live que duas urnas eletrônicas estavam fraudadas e não contabilizavam votos em Bolsonaro.

Três ministros já votaram pela cassação, bastando apenas mais um para formar maioria. Se isso ocorrer, se estabelece a jurisprudência de que propagar fake news que coloquem a lisura de uma eleição em xeque pode resultar em cassação de mandato.

Nesse sentido, há uma expectativa de que o TSE, no julgamento da chapa de Bolsonaro, reforce essa leitura. Isso porque boa parte das provas compartilhadas pelo STF com o TSE se referem ao inquérito das fake news.

Com informações da CNN Brasil.

Deixe uma resposta