Mauro Campbell assume Corregedoria do TSE e inquérito contra Bolsonaro

You are currently viewing Mauro Campbell assume Corregedoria do TSE e inquérito contra Bolsonaro
Ministro Mauro Campbell assumiu o cargo de cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral no lugar de Luis Felipe Salomão Emerson Leal/Lucas Pricken/STJ
Mauro Campbell assume Corregedoria do TSE e inquérito contra Bolsonaro 1
Ministro Mauro Campbell assumiu o cargo de cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral no lugar de Luis Felipe Salomão Emerson Leal/Lucas Pricken/STJ

Redação – O ministro Mauro Campbell assumiu, nesta terça-feira (9), o cargo de corregedor-geral da Justiça Eleitoral. Em votação simbólica no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro obteve seis dos sete votos em disputa contra Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que foi empossado no cargo de ministro efetivo da Corte.

Campbell assume a Corregedoria do TSE no lugar do ex-ministro Luis Felipe Salomão, que deixou o cargo no dia 29 de outubro, ao término do período de dois anos na função. O cargo de corregedor é sempre ocupado pelo ministro mais antigo do STJ na corte eleitoral. Cabe ao corregedor investigar, relatar e denunciar autoridades.

O novo corregedor herdou o inquérito administrativo que apura crimes eleitorais do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante a live realizada em agosto deste ano, na qual o chefe do Executivo acusou o sistema eletrônico de votação de ser alvo de fraudes.

A investigação proposta por Salomão –e aprovada por unanimidade pelo plenário– veio em resposta aos ataques do Palácio do Planalto.

Campbell e Salomão possuem uma boa relação nos tribunais. Interlocutores dos ministros afirmam que a linha adotada pelo antigo ocupante do cargo de corregedor deverá ser seguida sem resistência pelo sucessor, num possível desdobramento dos processos.

Fontes no tribunal afirmam que o material do inquérito das fake news –compartilhado pelo STF para municiar a ação de cassação da chapa presidencial– poderá ser usado na investigação administrativa, permitindo assim sua conversão em uma ação judicial.

Com informações da CNN Brasil

Deixe uma resposta