Em Manaus, reabertura da praia da Ponta Negra aos domingos tem movimentação tranquila

You are currently viewing Em Manaus, reabertura da praia da Ponta Negra aos domingos tem movimentação tranquila
Em Manaus, reabertura da praia da Ponta Negra aos domingos tem movimentação tranquila 1
Foto – Marcely Gomes / Semcom

Manaus/AM – O primeiro domingo de reabertura da praia da Ponta Negra após a flexibilização do uso do balneário nos finais de semana, neste 14/11, foi tranquilo e sem ocorrências, com pancadas de chuva e um sol típico dos dias de novembro, com crianças correndo pela areia, muito banho no rio e famílias reunidas. Pela manhã, em razão da chuva, a faixa de areia foi pouco movimentada, tendo maior fluxo de banhistas pelo período da tarde.

Com mais de 70% da população vacinável imunizada contra a Covid-19, o prefeito de Manaus, David Almeida, reabriu o acesso à praia da Ponta Negra também aos domingos.

A Prefeitura de Manaus segue orientando os frequentadores do espaço público sobre a necessidade do uso de máscara e de se manter o distanciamento social, evitando aglomerações. Com as águas do rio Negro mais baixas na vazante, a faixa de areia está extensa e permite que as famílias e grupos, que frequentam o espaço, possam se manter distantes e com segurança.

A comissão, que coordena a gestão do parque, fez diversas abordagens orientando frequentadores para o uso da máscara durante todo o domingo. O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. A prefeitura reforça ainda as ações para vacinação ao público vacinável, uma das armas efetivas de combate à pandemia.

“Nossa recomendação é que todos possam vir de máscara, mantendo os cuidados necessários para estarem tranquilos, mesmo em um espaço público e aberto, ao ar livre. Todos que vieram ao parque, tanto para a praia quanto para o calçadão, devem usar máscara para sua proteção. Os cuidados precisam ser tomados, para que possamos chegar aos 80% da população vacinável imunizada, o que nos dará mais segurança”, falou o subcoordenador da comissão do parque, Alfredo Cesar Freitas.

Para o policial penal Hernandes Júnior, o primeiro dia de reabertura da praia aos domingos é o que chama de “novo normal”. “Estamos na pandemia e precisamos tomar os cuidados necessários, usar máscara, álcool em gel, manter o distanciamento social possível e seguir vacinando a população, para que possamos brincar neste ponto turístico, que é a Ponta Negra. Agradeço às autoridades e ao prefeito David Almeida, pelo bom andamento na campanha de vacinação e que cada vez mais se aprofunde, para que todos possam estar vacinados em breve”, disse.

Em Manaus, reabertura da praia da Ponta Negra aos domingos tem movimentação tranquila 2
Foto – Marcely Gomes / Semcom

Acesso

Em abril deste ano, o prefeito ampliou o espaço destinado à prática de exercícios físicos individuais e caminhadas no complexo turístico Ponta Negra com a abertura de uma faixa liberada aos domingos.

A flexibilização de medidas restritivas permitiu o acesso à praia do complexo de segunda a sexta-feira, de 6h às 17h. Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações feitas pelos salva-vidas do Corpo de Bombeiros, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações.

Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Com informações Semcom

Deixe uma resposta