Com estoque crítico de leite materno, Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede doações

You are currently viewing Com estoque crítico de leite materno, Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede doações
Com estoque crítico de leite materno, Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede doações 1
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom

Manaus/AM – O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), também conhecido como “Cantinho da Amamentação”, está com estoque crítico de leite e pede doações. A baixa adesão que vinha sendo verificada desde o início da pandemia de Covid-19, aliada ao efeito do final de ano – período em que as doações normalmente já diminuem -, resultaram em um estoque muito baixo, e a preocupação, agora, é de não deixar de abastecer todos os recém-nascidos que estão na UTI da maternidade e que necessitam do leite materno.

 “Os bebês doentes e prematuros são os principais receptores do leite humano doado à Maternidade Dr. Moura Tapajóz. Cada 300 mililitros de leite sustentam, em média, um recém-nascido por dia”, destacou a enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT.

Com estoque crítico de leite materno, Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede doações 2
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom

A coleta domiciliar pode ser feita por meio de agendamento pelo telefone (92) 99240-8080 ou a doação pode ser realizada na própria maternidade, localizada na avenida Brasil, n°1.335, bairro Compensa I, de segunda a segunda, no horário das 8h às 18h.

Segundo a enfermeira Lílian Regina Aguiar de Carvalho, responsável pelo Cantinho da Amamentação, é importante ressaltar que toda mulher saudável que está amamentando pode ser voluntária e ajudar a salvar a vida de vários recém-nascidos, inclusive aquelas que não tiveram seus filhos na MMT.

“As doações que recebemos são tanto internas, de mães de bebês que ainda estão na maternidade, quanto das mães que já estão com seus filhos em casa e têm excedente de leite, inclusive aquelas que tiveram seus filhos em outros hospitais e maternidades de Manaus”, explicou.

Com estoque crítico de leite materno, Maternidade Dr. Moura Tapajóz pede doações 3
Fotos – João Viana / Arquivo Semcom

O Posto de Coleta de Leite Humano da MMT funciona 24 horas e dá apoio às puérperas e mulheres que estão amamentando, com consultas individuais de orientação sobre amamentação. O posto dispõe, ainda, de automóvel e de uma equipe composta de motorista e técnico de enfermagem, exclusivamente para coleta de leite no domicílio das mães doadoras, buscando os vidros cheios e substituindo por vidros esterilizados.

“O ato de doação realmente pode salvar vidas, então, temos que seguir intensificando as campanhas para aumentar a adesão. Por isso, fazemos um apelo a todas as mães que estão em casa, e que produzam excedente de leite, para que se sensibilizem com a situação e entrem em contato conosco para que possamos orientar e agendar a coleta”, concluiu Lílian Aguiar.

Com informações Semsa

Deixe uma resposta