Secretaria de Limpeza da prefeitura adota práticas de ‘lixo zero’

You are currently viewing Secretaria de Limpeza da prefeitura adota práticas de ‘lixo zero’
Secretaria de Limpeza da prefeitura adota práticas de ‘lixo zero’ 1
Foto: D’ Castro/ Semulsp/Semcom

Manaus/AM – Um dos órgãos integrantes da estrutura da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), trabalha para ser referência na capital, em boas práticas de lixo zero. O padrão de recuperação de resíduos sólidos é respeitado no órgão, onde os servidores reciclam tudo que é coletado no ambiente, seja plástico, papel, material orgânico ou rejeito.

Nesta sexta-feira, 11/3, mais uma ação foi implantada na Semulsp, com o objetivo de torná-la modelo lixo zero no país, a entrega de copos personalizados para todos os servidores da sede da secretaria, localizada na Compensa, zona Oeste, eliminando definitivamente o uso do descartável.

“Esse copo pode fazer a diferença em nossa secretaria. E eu, em nome do prefeito David Almeida, só agradeço a equipe de conscientização ambiental da Semulsp, que vem orientando sobre o descarte correto do lixo em toda cidade”, destacou Sabá.

De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva da Semulsp, Luiz Paz, a secretaria adotou uma série de medidas e práticas para o encaminhamento e tratamento correto dos resíduos, com redução do volume de lixo e aproveitamento dos materiais recicláveis e proteção ao meio ambiente.

“Estamos entregando esses copos, porque nossa secretaria está se tornando uma secretaria autossustentável. Todos os funcionários estão recebendo copo personalizado. Vamos eliminar definitivamente o copo descartável, ou seja, a Semulsp não terá mais copo descartável. Sempre pensando na preservação do meio ambiente”, explicou

Secretaria de Limpeza da prefeitura adota práticas de ‘lixo zero’ 2
Foto: D’ Castro/ Semulsp/Semcom

Mudanças

A Semuslp também eliminou as lixeiras comuns dentro das salas e dispôs de lixeiras de coleta seletiva apenas nos corredores e nas entradas da secretaria, para evitar a produção de lixo no local.

No viveiro da secretaria, todo lixo orgânico produzido pelos servidores é transformado em biogás e em seguida utilizado na própria sede do órgão.

A secretaria também dispõe de máquina de coleta de garrafas PETs e latinhas de alumínio que podem ser convertidas em pontos para trocar por recarga celular, livros e outros benefícios.

Com informações Semulsp

Deixe uma resposta