Manaus/AM – Filiou-se ao partido Avante o secretário municipal de Limpeza Pública, Sabá Reis. A cerimônia ocorreu na noite desta quinta-feira (24), no Olímpico Clube, e foi marcada por uma multidão que veio dos quatro cantos da cidade e até de municípios da região metropolitana de Manaus.
O tamanho do evento não foi por acaso. Membros do Avante ouvidos pela reportgem reiteraram que a força da filiação de Sabá é um “recado político” aos candidatos às eleições deste ano, especialmente ao governador Wilson Lima (PL). Sabá é um dos nomes cotados, por indicação direta do prefeito, para ser vice do atual governador nas eleições deste ano.
Após assinar a ficha de filiação e revelar que usava uma camisa do Avante embaixo da primeira muda de roupa, Sabá discursou aos presentes. “O Avante vai governar o Amazonas, vai administrar os caminhos do nosso povo, simplesmente para fazer pelo Amazonas o que o David Almeida faz por Manaus”.
Quem estava presente vibrava com as palavras do político, que falou por 12 minutos. Pessoas gritavam a todo momento “A ZL é Sabá Reis”, se referindo à Zona Leste, região mais populosa da capital. Cartazes também foram erguidos e até um grito de guerra foi ensaiado. “O furacão chegou”, cantaram no início.
Sabá, que é amigo de David, é o nome preferido do prefeito para ocupar a vaga de candidato a vice-governador junto de Wilson Lima. Porém, o nome da secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, tem sido o favorito para o posto, segundo bastidores.
O titular da Semulps, Sabá Reis deve deixar o cargo no próximo dia 30. A data ainda não é definitiva, mas o clima interno é de despedida. O movimento é um forte indicador político, já que pessoas em cargos públicos que desejam concorrer nas eleições deste ano precisam deixar as funções até 2 de abril.
“Acho que o recado está dado em alto e bom tom. Esse evento, hoje, serviu para mostrar a força do Avante ao mundo político. Temos fortes nomes para deputados federais, ao Senado e até ao governo, como disse o David Almeida”, comentou o membro do partido, Chico Preto, pré-candidato ao Senado.
Ao citar o prefeito, ele se refere a um momento do discurso de Almeida em que o gestor municipal ressaltou que o Avante pode até mesmo indicar um nome para as eleições ao governo do Amazonas. “Não duvidem de que nós temos coragem”, destacou David, durante a fala, mandando recado direto a Wilson Lima.
“A presença do Sabá Reis no Avante se dá em função de projetos futuros de transformação para o nosso estado da mesma forma que estamos fazendo em Manaus”, disse o prefeito, que discursou por 24 minutos, o maior tempo de todos os que falaram.
A quantidade de pessoas no evento surpreendeu a todos os presentes. Havia muitos garis da prefeitura de Manaus, que terceiriza para a empresa Mamute o serviço da Secretaria de Limpeza Pública, onde Sabá é o titular. Os trabalhadores, na maioria das vezes, também estavam acompanhados dos familiares.
Havia também caravanas de outros municípios, como Presidente Figueiredo. O presidente do diretório do Avante no município, Caio Lasmar, participou do evento e trouxe com ele 52 pessoas. “O prefeito foi muito feliz ao escolher o Sabá para ficar ao lado dele. O Sabá agora é Avante. E vamos junto rumo ao governo do Estado”, afirmou.
Esteve na cerimônia o presidente nacional do Avante e deputado federal, Luis Tibé; a nova secretária municipal de Educação e irmã do prefeito, Dulce Menezes; o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis; o presidente estadual do União Brasil e pré-candidato a deputado federal, Pauderney Avelino; e outros nomes da classe política do Amazonas.
Com informações Semcom / A Crítica