Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs

You are currently viewing Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs
Fotos: Bruno Zanardo/Secom
Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs 1
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Redação – O governador Wilson Lima acompanhou, nesta quarta-feira (20/04), as ações do programa Governo Presente na calha do Alto Solimões. Entre os principais serviços está a emissão de 4 mil RGs para moradores dos municípios de Benjamin Constant e Tabatinga (a 1.121 e 1.108 quilômetros de Manaus, respectivamente).

Nas duas cidades o atendimento à população iniciou na terça-feira (19/04) e seguiu esta quarta, totalizando 2 mil células disponibilizadas em cada município, entre primeira e segunda vias. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também emitiu Registro Civil de Nascimento (RCN), conforme demanda da população.

“Tudo o que você vai fazer hoje, você depende de uma carteira de identidade e nem sempre essas pessoas têm como ir em uma cidade polo para poder fazer esse procedimento. E hoje nós estamos trazendo esse mutirão de emissão de carteiras de identidade, inclusive a primeira via sai na mesma hora, a pessoa já sai com o seu documento”, detalhou Wilson Lima.

Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs 2
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

“Eu encontrei pessoas com mais de 60 anos tirando a primeira via da identidade, então imagina o quanto essa pessoa sofreu até ter o seu documento de identidade”, acrescentou o governador.

Cidadania

Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs 3
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

A agricultora Alcineide Figueira mora na zona rural de Benjamin Constant, no assentamento Crajari e aproveitou a ação de cidadania.

“Eu estava esperando por esse momento faz tempo, até que enfim conseguimos nosso objetivo. De onde eu moro para cá demora mais de uma hora e meia, e faz mais de três anos que eu esperava para tirar a segunda via do RG. Agradeço muito”, celebrou.

Já a autônoma Zuleide Maricaua, moradora de Tabatinga, levou o filho Lucas Maricaua, 16, para tirar a primeira via do documento de identificação.

“É muito importante. É a primeira vez e nós estávamos tentando tirar e não conseguíamos. Essa foi a única oportunidade. Eu estava de partida pra Atalaia do Norte, mas como escutei pela rádio, já acordei cedo e vim para cá. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar e ao governador, que trouxe essa coisa muito boa pra gente”, afirmou Zuleide.

Outras ações

Governo Presente: Ação de cidadania no Alto Solimões tem emissão de 4 mil RGs 4
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Em Benjamin Constant, Wilson Lima entregou à Prefeitura da cidade um kit para a implantação do projeto Salas de Cultura, que vai permitir a oferta de cursos por meio do Liceu Digital.

São dez violões, cinco teclados, 50 flautas doce, material didático para aulas de Dança, Teatro, Música, Artes Visuais, Maquiagem Artística, além de projetor e de uma Estação da Leitura do Mania de Ler.

Em Tabatinga, o Governo inaugurou o 5º posto de atendimento da Junta Comercial do Amazonas (Jucea) no interior. A unidade vai dar assistência na realização dos trâmites de abertura, alteração e extinção de empresas.

No posto também serão atendidos cidadãos dos municípios de Santo Antônio do Içá, Amaturá, Tonantins, Atalaia do Norte e Benjamin Constant. Outras unidades descentralizadas já foram entregues nos municípios de Itacoatiara, Manacapuru, Tefé e Parintins.

A Jucea de Tabatinga vai funcionar na rua Duque de Caixas, Centro, com dois guichês e atendimento das 8h às 14h.

Com informações da Secom

Deixe uma resposta