Prefeitura abre inscrições para o Bolsa Idiomas na quinta-feira, 28/4

You are currently viewing Prefeitura abre inscrições para o Bolsa Idiomas na quinta-feira, 28/4
Fotos - Sidney William / Semad
Prefeitura abre inscrições para o Bolsa Idiomas na quinta-feira, 28/4 1
Fotos – Sidney William / Semad

Manaus/AM – A Prefeitura de Manaus abre, às 10h da próxima quinta-feira, 28/4, o período de inscrições para as 22.218 bolsas disponibilizadas pelo Programa Bolsa Idiomas (PBI), coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad). Até 9/5, os interessados podem acessar o link http://bolsa.manaus.am.gov.br e preencher o questionário socioeconômico.

Do total de bolsas oferecidas, 46 são integrais (100%); 2.165 terão 75% de desconto; e 20.007 com redução de 50%. Para Pessoas com Deficiência (PcDs) foram reservadas 1.113 vagas.

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, explica que esta é mais uma ação da prefeitura para beneficiar a parcela da população que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um curso de idiomas. “Estamos iniciando a primeira etapa do processo de seleção para o Programa Bolsa Idiomas, que é a inscrição eletrônica. A gestão do prefeito David Almeida, sensível a mais essa exigência do mercado de trabalho, oferece mais de 22 mil bolsas nas melhores instituições de ensino de língua estrangeira que temos na cidade. É uma excelente oportunidade para as pessoas que se enquadrem nos critérios de participação”, comenta.

Conforme o cronograma da Espi/Semad, as etapas seguintes são a divulgação da classificação, seguida da entrega de documentos necessários para comprovar as informações prestadas na inscrição.

Estão participando do PBI 15 instituições de idiomas, na modalidade voluntária, ou seja, sem isenção de tributos municipais, com a opção de sete línguas estrangeiras: inglês, espanhol, italiano, francês, alemão, japonês e mandarim.

Poderá concorrer ao Programa Bolsa Idiomas (PBI), candidato residente em Manaus; que tenha idade igual ou superior a 16 anos; renda familiar per capita não excedente a dois salários mínimos e meio (R$ 3.030); e que esteja cursando ou tenha concluído o ensino médio. Além disso, não pode ser beneficiário de programa similar mantido pelo poder público; e deve estar ciente de que, conforme legislação do Programa Bolsa Idiomas, deverá firmar o compromisso de desenvolver atividades de contrapartida sem ônus para o município.

Bolsa Pós-Graduação

Nesta quarta-feira, 27, às 14h, encerram-se as inscrições para os interessados em participar do Programa Bolsa Pós-Graduação, processo iniciado no último dia 18.

A previsão de divulgação e publicação no Diário Oficial do Município (DOM) da homologação do resultado da classificação geral dos candidatos dos dois programas – Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas 2022/2 – é para o dia 26/5.

Com informações da Semcom

Deixe uma resposta