Governo do Amazonas entrega laboratório de robótica para escola de tempo integral de Manaus

You are currently viewing Governo do Amazonas entrega laboratório de robótica para escola de tempo integral de Manaus
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM
Governo do Amazonas entrega laboratório de robótica para escola de tempo integral de Manaus 1
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

Manaus/AM – O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, entregou no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, mais um Espaço Maker, do projeto Fazer Para Aprender. A iniciativa, que integra o programa Educa+Amazonas, lançado em 2021 pelo governador Wilson Lima, garante à unidade de ensino um laboratório que será usado para práticas experimentais nas mais diversas áreas do conhecimento.

O local conta com recursos para a elaboração de estações de robótica e eletrônica, videomaker, carpintaria, corte e montagem, impressão 3D, pesquisa e leitura, realidade virtual e aumentada e projeção midiática. Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.

A secretária de Estado de Educação e Desporto, Kuka Chaves, fez a entrega do laboratório e destacou a inauguração de 20 laboratórios no próximo mês.

“Este aqui é o sétimo espaço maker que o governador do Amazonas anunciou, serão 100. No mês de junho, nós teremos 20 laboratórios entregues, todos eles já estão na finalização ou em obras. A escola João dos Santos Braga, recebe hoje esse sétimo laboratório, que vem trazendo inovação, criatividade e tecnologia”, declarou.

A secretária ressaltou ainda a importância do espaço para o desenvolvimento dos jovens. “Sabemos que é dessa forma que nós conseguimos incentivar cada vez mais os nossos jovens a permanecer na escola, a buscar novas alternativas, inclusive, de futuro profissional, e esse é um projeto que veio pra ficar. A tecnologia de ponta numa escola estadual de ensino, e o governador, com isso, mostra que o trabalho fala pela gente”, pontuou Kuka Chaves.

Entusiasmada, a estudante Thalyta Simões, de 12 anos, destaca que o apoio a iniciativas é relevante para a educação. “Eu gostei mais da área da robótica e eu acredito que, com todo esse apoio que a gente já tá tendo, a Seduc vai poder mudar o Brasil”, afirmou.

Já a estudante Maria Lídia aguarda ansiosa pelas aulas no laboratório. “O que mais eu gostei na sala maker foi o espaço da robótica. Por mais que eu não seja muito experiente no assunto, eu penso que durante os anos, eu vou aprender ainda mais. Eu gostei bastante do espaço e espero ter muitas aulas aqui”, afirmou a estudante.

O professor Seigon Xavier, que atua no Ceti João dos Santos Braga, na disciplina de Química, conta como o laboratório vai contribuir com as estratégias de ensino desenvolvidas na escola.

“O espaço tem muitas possibilidades, a gente tem desde a impressora 3D ao espaço de marcenaria, e também a parte de trabalho com realidade virtual que pode trazer ainda mais interesse aos alunos. A gente, que já tem uma certa idade, não teve essas coisas na nossa época, e é um momento em que a gente olha para esse laboratório e pensa que quer passar o dia todo aqui, aprendendo tudo que tem para aprender”, ressaltou o professor.

Para o professor Seigon, o espaço garante oportunidades aos estudantes. “Eu espero que os alunos da escola possam aproveitar bem esse espaço, participar de bastantes projetos que a gente vai, com certeza, ao longo de um tempo, desenvolver aqui também, participar de olimpíadas como a de robótica, que tem aqui em Manaus”.

Fazer Para Aprender

Governo do Amazonas entrega laboratório de robótica para escola de tempo integral de Manaus 2
FOTOS: Euzivaldo Queiroz/Seduc-AM

O projeto visa fomentar o desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais em escolas da rede pública estadual.

Com informações da Secom

Deixe uma resposta