Governo do Amazonas entrega 70 mil copos temáticos com água tratada aos bumbás de Parintins

You are currently viewing Governo do Amazonas entrega 70 mil copos temáticos com água tratada aos bumbás de Parintins
Governo do Amazonas entrega 70 mil copos temáticos com água tratada aos bumbás de Parintins 1
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Manaus/AM – Em uma ação inédita, o Governo do Amazonas entregou, nesta segunda-feira (20/06), 70 mil copos temáticos com água tratada aos bois Caprichoso e Garantido em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). Os copos serão distribuídos aos trabalhadores, brincantes e às torcidas dos bumbás, nas três noites de apresentações do 55º Festival Folclórico da cidade, de 24 a 25 de junho.

A água é produzida pela primeira envasadora de água tratada implantada pelo Estado no município de Manaquiri (a 60 quilômetros da capital) por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), e que foi inaugurada pelo governador Wilson Lima no dia último dia 10 de junho.

Cada agremiação terá, ao todo, 35 mil copos personalizados, com as cores de cada boi. O termo de doação foi assinado pelos presidentes dos bois; pelo diretor-presidente da Cosama, Armando do Valle; e pelo secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

“Nós viemos com essa ação principalmente para atender a população, as pessoas que vão estar na fila (das torcidas). Aumentou a nossa responsabilidade, começamos a doar para os bois. As Cirandas, as outras festas que tiverem em outros municípios, nós também estamos prontos para colaborar, esse é o papel da Companhia, trabalhar em prol da população”, disse Armando do Valle.

“A gente segue mais uma orientação do governador Wilson Lima, que é trabalhar de forma integrada em prol da geração de trabalho, renda, emprego, oportunidade e qualidade de vida. Acima de tudo as águas terão uma função importante, que é atender não só os trabalhadores da cultura que atuarão na arena, mas também a galera que vai estar desde as primeiras horas do dia na fila”, pontuou Marcos Apolo Muniz.

Economia

Governo do Amazonas entrega 70 mil copos temáticos com água tratada aos bumbás de Parintins 2
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

Os presidentes dos bois ressaltaram que a doação possibilita economia de recursos que podem ser direcionados a outras necessidades dos bumbás.

“Esse ano o Governo, além de estar fazendo um grande festival, se preocupou com os mínimos detalhes, e essa água é um exemplo disso. Além de trazer uma economia, essa iniciativa vai trazer também dignidade, porque também vai ser distribuída para a nossa galera, que chega de madrugada nas filas e fica um dia inteiro esperando a apresentação”, observou Jender Lobato, presidente do Caprichoso.

“Essa doação de água chega na hora certa. O consumo de água no boi é muito grande. Nos três dias de festival esse consumo é bem maior, os itens coletivos, de quem se exige muito mais durante as duas horas e meia de apresentação, que são a galera e a batucada, consomem muita água. Essas águas doadas praticamente vão suprir a necessidade do Garantido”, afirmou Antônio Andrade, presidente do Garantido.

Envasadora

Governo do Amazonas entrega 70 mil copos temáticos com água tratada aos bumbás de Parintins 3
Fotos: Bruno Zanardo/Secom

O governador Wilson Lima inaugurou, no dia 10 de junho, a primeira fábrica estadual envasadora de água tratada. O estabelecimento fica no município de Manaquiri e tem capacidade de produção de mais de três mil copos de água por hora.

A nova fábrica beneficia comunidades rurais e carentes, ampliando o acesso de moradores à água de qualidade.

Com informações da Secom

Deixe uma resposta