Caprichoso destrona Garantido e leva o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins 2022

You are currently viewing Caprichoso destrona Garantido e leva o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins 2022
Caprichoso destrona Garantido e leva o título de campeão do Festival Folclórico de Parintins 2022 1
Sinhazinha Valentina Cid e o boi Caprichoso na abertura da terceira noite (Foto: Gilson Mello)

Manaus/AM – Após dois anos de muitos desafios, perdas e dificuldades causados pela pandemia de Covid-19, o boi Caprichoso pisou na arena e conquistou seu 23º título da história no 55º Festival Folclórico de Parintins – já considerado por muitos um dos maiores festivais já realizados na Ilha Tupinambarana.

A apuração aconteceu na tarde desta segunda-feira (27), no Bumbódromo de Parintins (distante a 325 quilômetros de Manaus).

Com o tema “Amazônia Nossa Luta em Poesia”, o touro negro somou 1259.3 pontos contra 1258.5 do boi rival. 

Confira as parciais:

O Caprichoso venceu as duas primeiras noites do festival e o Garantido venceu a última noite.

1ª Noite: Caprichoso venceu com 419.7 contra 419.2 do Garantido.

2ª Noite: Caprichoso venceu com 419.7 contra 419.3 do Garantido.

3ª Noite: Caprichoso perdeu com 419.9 contra 420 do Garantido.

No quesito do item 19, a disputa entre as galeras, os dois bumbás empataram com 60 pontos cada.

Temas

Para trazer de volta a sensação que é pisar no Bumbódromo de Parintins, o Caprichoso não poupou esforços em ressaltar as riquezas da natureza amazônida.

O touro negro dividiu as apresentações em três sub-temas “Amazônia-Floresta: o grito da vida” na primeira noite; “Amazônia-Aldeia: o brado do povo” na segunda; e para fechar a noite trouxe “Amazônia-Festeira: o clamor da cura”.

Com o subtema ‘Amazônia-Floresta: o grito da vida’, o bumbá azul e branco levou para a arena do Bumbódromo um manifesto em defesa da preservação.

Na segunda noite, touro negro desenvolveu o subtema “Amazônia-Aldeia: o brado do povo”, que retratou a pluralidade e resistência dos povos e comunidades tradicionais da Amazônia.

Em ‘Amazônia-Festeira: o clamor da cura’, o Caprichoso mostrou suas raízes identitárias e homenageou o fundador, Roque Cid.

Com informações do Portal A Crítica 

Deixe uma resposta