Dinossauro que vivia em ilha de criaturas anãs tinha cabeça achatada

You are currently viewing Dinossauro que vivia em ilha de criaturas anãs tinha cabeça achatada
Dinossauro que vivia em ilha de criaturas anãs tinha cabeça achatada 1
Os ossos do crânio revelaram uma quantidade notável de detalhes sobre a nova espécie de dinossauro, chamada Transylvanosaurus platycephalusFelix Augustin/Peter Nickolaus/Dylan Bastiaans

Redação – Um dinossauro previamente desconhecido com uma cabeça extraordinariamente achatada viveu cerca de 70 milhões de anos atrás em uma ilha que abrigava criaturas anãs pré-históricas.

Descoberto no que hoje é o oeste da Romênia, o Transylvanosaurus platycephalus (réptil de cabeça chata da Transilvânia) tinha dois metros de comprimento – um tamanho relativamente pequeno para um dinossauro, de acordo com um novo estudo.

Seus ossos do crânio foram desenterrados em 2007 no leito de um rio da Bacia de Haţeg.

No período Cretáceo, esta região da Romênia era um arquipélago tropical.

Os dinossauros que viviam lá eram menores do que seus parentes em outros lugares; os paleontólogos acham que esses dinossauros eram um exemplo do que os biólogos chamam de “governo insular”, onde grandes animais isolados em ilhas tornam-se anões ou atrofiados em seu crescimento ao longo do tempo e pequenos animais se tornam maiores.

Os saurópodes, o maior tipo de dinossauro que já existiu, atingiram alturas médias de insignificantes 6 metros no arquipélago, por exemplo, em comparação com 15 a 20 metros típicos do grupo.

No entanto, o mecanismo que dá origem a essas mudanças não é totalmente compreendido, mas pode estar ligado à escassez de recursos.

Com informações da CNN Brasil

Deixe uma resposta