Desembargadora Nélia Caminha toma posse como presidente do Tribunal de Justiça do AM

You are currently viewing Desembargadora Nélia Caminha toma posse como presidente do Tribunal de Justiça do AM
Nova presidente toma posse da corte nesta segunda. — Foto: Divulgação/TJAM

Manaus/AM – A desembargadora Nélia Caminha tomará posse como a nova presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas nesta segunda-feira (2). A cerimônia acontece a partir das 17h, no Teatro Amazonas, no Centro de Manaus, e será conduzida pelo atual presidente da corte, desembargador Flávio Pascarelli.

Além dela, a desembargadora Joana dos Santos Meirelles assumirá a vice-presidência do tribunal e o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes a Corregedoria-Geral de Justiça.

Os novos dirigentes do tribunal foram escolhidos, por aclamação, no dia 8 de novembro do ano passado. Em 131 anos de história do Tribunal, esta será a terceira vez que o Poder Judiciário do Amazonas contará com uma mulher no comando da instituição.

Também será a primeira vez em que, na mesma gestão, a Presidência e a Vice-Presidência da Corte serão ocupadas por desembargadoras.

Veja com a será a cerimônia

Após declarar aberta a Sessão Solene de Posse, o desembargador Flávio Pascarelli fará o seu discurso de despedida do cargo. Em seguida, a desembargadora Nélia Caminha Jorge será conduzida pelas desembargadoras Carla Reis e Vânia Maria Marques Marinho ao centro do palco para prestar o compromisso de posse.

Após a leitura do compromisso por Nélia Caminha, o presidente da Corte, Flávio Pascarelli, assinará o Termo que empossará a desembargadora como nova dirigente do Judiciário do Amazonas. Ela receberá do antecessor o Colar do Mérito Judiciário Governador Eduardo Gonçalves Ribeiro e, a partir desse momento, passará a presidir a Sessão Solene.

Conforme os ritos regimentais, caberá a Nélia Caminha dar posse à sua vice-presidente, desembargadora Joana Meirelles e ao corregedor-geral de Justiça, Jomar Fernandes.

A cerimônia prosseguirá, então, com os discursos de Pascarelli, de um representante do Ministério Público, do governador Wilson Lima e da nova presidente do Tribunal.

Com informações do g1 Amazonas

Deixe uma resposta