Redação – Os paramilitares das Forças de Apoio Rápido (RSF) concordaram com uma trégua de 72 horas em confrontos armados no Sudão por razões humanitárias, nesta sexta-feira (21). A suspensão dos conflitos deve começar a partir das 6h do horário local (1h em Brasília).
Em comunicado, o grupo paramilitar afirmou que a trégua será feita para abertura de corredores humanitários e saída de pessoas da região. Por outro lado, o Exército sudanês não se manifestou sobre a trégua.
Os confrontos no Sudão ganharam grande repercussão no sábado (15) e começaram depois de uma ruptura entre o Exército e os paramilitares.
Em outubro de 2021, os dois grupos se juntaram para dar um golpe que tirou os civis do poder. Agora, o Exército e o RSF brigam pelo controle do país.
Apesar de o Sudão ter um histórico de conflitos internos, a capital Cartum sempre foi poupada e vivia uma relativa paz. Desta vez, no entanto, a cidade se tornou centro dos enfrentamentos.
Antes da trégua desta sexta, outros cessar-fogos foram anunciados, mas acabaram sendo quebrados. Desde sábado, mais de 300 pessoas morreram e outras 3 mil ficaram feridas.
Com informações do g1